O Pelotão de Polícia Ambiental de Sergipe (PPAmb) apreendeu uma grande quantidade de pássaros silvestres numa casa localizada rua Constantino Gomes de Souza, no conjunto residencial Costa e Silva, bairro Siqueira Campos, em Aracaju. A apreensão ocorreu depois que alunos de soldados da Polícia Militar entraram na residência para combater o mosquito Aedes Aegypti e viram as gaiolas com as aves.
Imediatamente, os alunos acionaram o Pelotão Ambiental, que enviou a guarnição composta pelos cabos Agostinho e Machado. Os dois contabilizaram 116 pássaros engaiolados no interior da residência. Após conversar com o proprietário da casa, um homem de 30 anos, os militares constataram que ele não tinha qualquer tipo de documentação autorizando a permanência dos animais em cativeiro.
A guarnição apreendeu as aves e lavrou o flagrante de crime ambiental. O infrator assinou um termo circunstanciado no local e vai responder pelo delito previsto no artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais. Entre os animais encontrados, a maioria da fauna sergipana, estavam azulões, cabeças e papa-capins, que foram conduzidos ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para serem soltos em área de mata.