Com recursos da Lei Paulo Gustavo, a partir do Edital de Chamamento Público nº. 06/2023 – Tarcísio Duarte, para apoio a produção de obras audiovisual, Originários é a primeira série indígena sergipana. Sua temática é pertinente à nossa sociedade que busca cruzar a contemporaneidade com as sabedorias ancestrais, e poderá trazer atenção ao estado de Sergipe.
A série contará com seis episódios com histórias e narrativas contadas a partir da ótica dos povos originários e das aldeias que resistem em solo sergipano. A direção é feminina, com a multiartista Héloa e com a diretora e produtora executiva, Daniella Hinch, que pretendem, durante este ano, percorrer os territórios das etnias Xokó, Kariri-Xocó e Fullkaxó, ouvindo lideranças, histórias de luta, de tradição, repleto de musicalidade, cores e belezas desses povos que vivem à margem do Rio São Francisco, conhecido pelos povos indígenas como Opará.
A primeira edição do projeto Originários ocorreu em 2020, em meio a pandemia, gravada e produzida de maneira remota, sob a direção de Daniella Hinch e Héloa, com a exibição na Aperipê TV. Héloa também foi quem conduziu as entrevistas com os protagonistas do programa, 8 indígenas das etnias Xokó (SE), Kariri-Xocó (AL), Xukuru (PE), Tukano (AM), Pataxó (BA), Tapajó (PA) e Kalapalo (Xingu). Com o financiamento da Lei Paulo Gustavo, a série ganha uma abordagem cinematográfica e irá desenvolver de maneira mais profunda a relação das etnias e o território sergipano, retratando aspectos importantes da luta e vivências indígenas, a partir também da história da retomada ancestral da artista e ativista Héloa, entrelaçando trocas e saberes ancestrais.