Um homem foi preso destruindo um ninho de tartaruga-marinha e roubando os 111 ovos ali depositados. O crime aconteceu na Orla de Atalaia, zona sul de Aracaju e o flagrante só foi possível graças à denúncia feita pelo Projeto Tamar ao Pelotão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Sergipe.
Ao chegarem ao local, os policiais flagraram o sujeito em posse dos ovos, configurando o delito previsto na Lei de Crimes Ambientais. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra o homem que vai responder à Justiça pelo mal feito. O crime é classificado como infração de menor potencial ofensivo, com pena máxima de até dois anos de prisão ou multa.
A destruição de ninhos de tartaruga-marinha é uma séria ameaça à conservação dessa espécie, que já enfrenta diversos riscos devido à ação humana e degradação ambiental. Ações de monitoramento e proteção dos ninhos são fundamentais para garantir a reprodução segura desses animais. O Projeto Tamar, reconhecido internacionalmente por seu trabalho na preservação das tartarugas-marinhas, informou que segue monitorando a situação na região.
1 Comment
Talvez seja um ponto a melhorar no projeto, a Notícia completa,traz informações de que o cidadão apreendido com os Ovos, trata se de um pescador que alegou ter saído para pescar e não encontrou ou não pescou nenhum peixe, onde sem ter o que comer apanhou os ovos. O que não justifica, repito nada justifica, porém é preciso olhar mais além, será que esse cidadão foi conscientizado? O projeto que recebe Milhões para preservar tartaruga, destina alguma parte para área social ou tem parceria com outros projetos sociais voltados para distribuição de renda e ou redução da miséria e da fome??
E preciso olhar para as questões ambientais como um todo, não estou falando em escolher entre o ser humano e tartaruga neste caso não.pois acredito que é possível conciliar de forma saudável, e sustentável esse convívio, visando o bem estar de todos, mas infelizmente existem projetos e causas que destinam recursos para pets e que não estão nem aí para o ser humano.
Aqui em minha cidade teve um caso em que um cachorro de um morador de rua atacou o cachorro de um cidadão de classe média, então o órgão responsável localizou o morador de rua e seu cachorro e apreendeu o cachorro., e o morador de rua continuou na mesma situação!!
Não estou jugando ou questionando os cuidados que deve se ter com os pets, mas e o ser humano?, neste caso específico não se deveria pelo.menos oferecer um tratamento igual ao morador de rua, buscando tira- lo daquela situação ou ate mesmo condição para ele tenha sua casa e até condições de ter um cachorro?