O Tribunal de Contas de Sergipe decidiu, nesta quinta-feira (20), fazer uma auditoria extraordinária para investigar o novo contrato emergencial dos serviços de limpeza pública e coleta de lixo em Aracaju. A decisão foi tomada após questionamentos sobre a capacidade operacional das empresas Renova Serviços de Coleta Especializada e Aksa Serviços de Locação de Mão de Obra contratadas pela Prefeitura.
Os conselheiros do TCE levantaram preocupações sobre o processo de contratação emergencial. Eles entendem ser preciso verificar as condições de execução desse contrato, se as razões de contratações têm fundamentos, capacidade, qualificação e se as duas empresas estão aptas a exercer a tarefa sem interrupção do serviço. O Ministério Público de Contas ressaltou a importância de garantir que o novo contrato atenda ao interesse público, não apenas em termos financeiros, mas principalmente na prestação adequada do serviço essencial de coleta de lixo, que não pode ser interrompido.
A Renova Serviços de Coleta Especializada iniciou, nesta quinta-feira, a coleta do lixo em Aracaju. Com uma frota composta por 31 caminhões novos — sendo 27 em rota diária e 4 de reserva — a operação contou com cerca de 100 agentes. O objetivo foi acelerar o cronograma regular de coleta na zona Sul, bem como atender locais que sofreram com a interrupção do serviço, devido ao encerramento das atividades da Torre Empreendimentos.
Foto: Secom/PMA