Mega-Sena acumula de novo e o prêmio vai a R$ 120 milhões
21 de fevereiro de 2025
Casos de covid-19 crescem em Sergipe
21 de fevereiro de 2025
Exibir tudo

Sergipe tem a 2ª maior alta do país em despesas correntes

Despesas correntes são os gastos com bens e serviços consumidos no ano

Distrito Federal e Sergipe apresentaram os maiores crescimentos de suas despesas correntes no ano passado ante 2023. No primeiro caso o avanço foi de 20%, enquanto Sergipe cresceu 18%. Os números foram divulgados pelo Tesouro Nacional no Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos estados e Distrito Federal do 6º bimestre de 2024, que revela os resultados fechados do ano passado.

Na comparação entre os bimestres, todos os estados apresentaram elevação das despesas correntes. Em 13 dos 27 estados analisados, o porcentual de crescimento desse indicador foi superior ao observado na receita corrente. A análise considera as receitas correntes realizadas e despesas correntes empenhadas até o fim de 2024.

No caso das receitas correntes, os avanços mais expressivos foram localizados no Maranhão (26%) e Sergipe (20%). Na comparação com 2023, todos os Estados apresentaram elevação em suas receitas correntes realizadas, sendo as menores elevações verificadas nos Estados do Mato Grosso do Sul (3%), Rio Grande do Sul (5%), Rio de Janeiro (5%) e Rio Grande do Norte (5%), informou o Tesouro.

O que são despesas correntes

Despesas correntes são os gastos com bens e serviços consumidos durante no ano. Elas são a soma das despesas com pessoal; consumo intermediário; prestações sociais; subsídios; juros; manutenção da máquina estatal; conservação e reposição de equipamentos; e serviços contratados. As despesas correntes são impulsionadas pelos juros e encargos da dívida e pelo aumento dos gastos sociais ou com pessoal.

Fonte: Dgabc (Foto: divulgação)

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *