Por Adiberto de Souza *
O capitão de pijama chorou lágrimas de crocodilo minutos após a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal formar maioria para torná-lo réu pela tentativa de golpe de Estado. Antes todo valentão, o “Johnny Bravo” se assemelhava a um gatinho desmamado durante uma “oração” conduzida pela senadora Damares Alves (Republicanos). O chorão de ontem nem parecia aquele que, sentado na cadeira de presidente da República, desafiou os ministros do Supremo Tribunal Federal a mandarem apreender o seu aparelho celular. Decididamente, o ex-todo poderoso Jair Bolsonaro está enfrentando uma maré de sapos dos diabos. Pior é que quando a coisa está ruim, quanto mais mexe mais fede. Pelo andar da carruagem, parece que o futuro do soldadinho de chumbo será se mudar de mala e cuia para a Penitenciária da Papuda. Por fim, a decisão do STF em torná-lo réu sob a acusação de tentar “assassinar” a democracia brasileira pode ser a pá de cal na vida política do ex-presidente chorão. Home vôte!
Fisco em pé de guerra
As auditoras e auditores tributários de Sergipe estão por aqui com o Governo Mitidieri. A raiva é porque as Secretarias da Fazenda e da Administração não querem nem ouvir falar na campanha salarial deles. Invocada, a categoria aprovou em assembleia o Estado de Mobilização e a intensificação da campanha “Fisco Exige Respeito”. Segundo o presidente do Sindifisco/SE, José Antônio, desde novembro passado o Sindicato tem tentado, sem sucesso, estabelecer canais de diálogo com a Secretaria da Fazenda para tratar sobre a regulamentação do Bônus de Arrecadação Própria, revisão salarial, auxílio saúde, aumento do internível 14 e melhorias nas condições de trabalho. Marminino!
Deputados vão às urnas
Aracaju vai sediar, amanhã, a eleição da nova Mesa Diretora da União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul (UPM). Deputados brasileiros, da Argentina, do Chile, do Uruguai e do Paraguai chegam hoje para prestigiar o pleito, que vai acontecer na Assembleia Legislativa. À noite, eles participam de uma reunião preparatória para o pleito. A presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), deputada estadual Tia Jú (Republicanos/RJ), já conformou presença na eleição da diretoria da UPM. Aff Maria!
Caraminguás na conta
O governo de Sergipe começa a pagar, hoje, a folha salarial deste mês de março. Mais de 75 mil pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas, receberão as respectivas remunerações. Amanhã, botam as mãos na grana os servidores das secretarias, empresas, autarquias e fundações. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, com o cumprimento do calendário, serão injetados cerca de R$ 485 milhões na economia sergipana. O governo revela que o pagamento da folha de pessoal ajuda a aumentar a circulação de dinheiro dentro do estado. Então, tá!
Punido no bolso
O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe a pagar R$ 45 mil ao prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). De acordo com o site 93Notícias, como parte da decisão, 10% do salário do parlamentar pessedista serão bloqueados mensalmente até a quitação do valor devido ao gestor. A condenação ocorreu com base em processo impetrado por Valmir após ter sido criticado pelo adversário durante entrevista numa rádio de Itabaiana. A Assembleia Legislativa de Sergipe, inclusive, já foi notificada sobre a decisão judicial determinando o desconto no contracheque de Bispo. Arre égua!
E o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), foi homenageado pelo Superior Tribunal Militar com a Ordem do Mérito Judiciário Militar. Entregue ao parlamentar sergipano durante solenidade, ontem, em Brasília, a comenda é a mais alta honraria da Justiça Militar do Brasil, que comemora 217 anos de existência. “Fico muito honrado com essa condecoração, que é um reconhecimento ao nosso trabalho por Sergipe e pelo Brasil”, disse Andrade. A cerimônia pelos 217 anos da Justiça Militar foi presidida pela presidente do STM e chanceler da Ordem, ministra Maria Elizabeth Rocha. Ah, bom!
Ministro recebe secretária
E quem foi recebida em audiência pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi a médica Débora Leite, que vem a ser secretária da Saúde de Aracaju. Acompanhada pelo senador Alessandro Vieira (MDB), Débora discutiu com Padilha sobre a restruturação da Atenção Primária e o programa Mais Especialidades. A visita ao ministro também objetivou discutir uma parceria para incrementar a rede municipal que, ao longo dos anos, não acompanhou na mesma velocidade o crescimento populacional de Aracaju. Na passagem por Brasília a secretária também reivindicou aos parlamentares que apresentem emendas ao Orçamento da União para a Saúde aracajuana. É por aí!
Aposta no turismo
O senador Rogério Carvalho (PT) bateu à porta do ministro do Turismo, Celso Sabino. Foi discutir com distinto sobre investimentos federais visando fortalecer os festejos juninos de Sergipe. O petista informou ao ministro que o São João é um patrimônio cultural dos sergipanos, além de contribuir para a geração de empregos e aquecimento da economia. Rogério também destacou a importância de políticas públicas para o setor, visando não só o período junino, mas o fortalecimento do turismo em Sergipe ao longo de todo o ano. Nem precisa dizer que o ministro prometeu atender as reivindicações do parlamentar petista. Aguardemos, portanto!
Na terrinha
Os ministros da Casa Civil e da Pesca, respectivamente, Rui Costa e André de Paulo, desembarcam hoje em Aracaju. O primeiro tem reunião agendada com o governador Fábio Mitidieri (PSD) para discutir sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), enquanto o outro veio à terrinha prestigiar a abertura da Expo Pesca & Aquicultura, que acontecerá no Centro de Convenções de Aracaju. Este evento é organizado pelo Sistema Fecomércio e pela Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura. “O setor da pesca e aquicultura possui uma cadeia de valor fundamental para a economia, gerando empregos e promovendo inovação”, destaca Marcos Andrade, presidente da Fecomércio Sergipe. Prestigie!
Governo caixa d’água
A falta de transparência do governo Mitidieri foi criticada pelo deputado estadual Marcos Oliveira (PL). Segundo o parlamentar oposicionista, questões essenciais estão sendo negligenciadas no estado, embora a “mídia chapa branca” faça vista grossas. Oliveira lamentou a situação crítica do abastecimento de água no sertão sergipano: “Esse é o governo da caixa d’água na porta. As pessoas compram caixas de mil litros para esperar o carro-pipa, uma política assistencialista que oprime o cidadão”, afirmou. O deputado frisou, ainda, que o Executivo sergipano transformou o emergencial abastecimento d’água com carros-pipa numa “política de governo”. Creindeuspai!
Diálogo com professores
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) vai se reunir, no próximo dia 4, com a Secretaria da Administração para tratar sobre a pauta do magistério. Este encontro foi agendado após o governador Fábio Mitidieri (PSD) ter voltado atrás e reaberto o diálogo com os professores. A pauta apresentada pelo Sintese durante a última reunião com o chefe do Executivo inclui a correção da tabela salarial; o pagamento do piso dos professores e dos auxílios internet e tecnológico; o descongelamento das gratificações; a vinculação do triênio aos salários; a retomada de novos percentuais da carreira; o debate sobre o precatório do Fundef e a devolução dos 14% que foram descontados dos aposentados. Só Jesus na causa!
Cortejo dos Ojas
Como parte das comemorações pelos 170 anos da mudança da capital de Sergipe para Aracaju, acontece, hoje, o Cortejo dos Ojas. Trata-se de uma manifestação cultural e religiosa que reforça a ancestralidade e a identidade afro-brasileira na cidade. Os participantes sairão, às 19 horas, da Colina do Santo Antônio e seguirão até a Praça do Mini Golfe. A celebração contará com a participação da Banda Afoxé Di Preto. Amanhã, as celebrações pelos 170 anos de Aracaju continuam com o Circuito Afro, animado pelo Mestre Saci e Descidão dos Quilombolas e Lia de Itamaracá. Será a partir das 18 horas, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Participe!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 26 de janeiro de 1908.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Livre, Aracaju Magazine e no jornal online Zona Livre.
* É editor do Portal Destaquenotícias