Pela primeira vez, a população quilombola foi identificada enquanto grupo étnico no Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2022. Segundo o levantamento, Sergipe tem 12.748 pessoas residindo em quilombos, enquanto outros 15.415 sergipanos moram fora dessas comunidades.
De acordo com o IBGE, é possível saber se um morador é quilombola ou não pela autodeclaração, ou seja, a partir das respostas às perguntas Você se considera quilombola? e Qual o nome da sua comunidade? inseridas nos questionários do Censo. A realização de censos junto a populações etnicamente diferenciadas, como a quilombola, exige um conjunto de cuidados que inclui a elaboração de uma cartografia censitária adaptada.
Para elaborar o mapeamento das localidades quilombolas, o IBGE adotou os limites dos territórios oficialmente delimitados pelos órgãos responsáveis. Também identificou agrupamentos de domicílios ocupados por quilombolas, considerando-se o princípio da autodefinição e de outras localidades ocupadas por quilombolas.
O Censo 2022 visitou as localidades dos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados; dos agrupamentos quilombolas identificados pelo IBGE; é de outras áreas de interesse censitário, associadas a localidades quilombolas de ocupação dispersa.
Quem são
Segundo a Wikipedia, quilombolas são habitantes de quilombos, um fenômeno típico das Américas. Inicialmente no período brasileiro da escravidão este termo representava os africanos escravizados e os afrodescendentes que fugiram dos engenhos de açúcar, fazendas e pequenas propriedades para formar os vilarejos chamados quilombos.
Fonte: IBGE (Foto Matheus José Maria)