Por Adiberto de Souza *
Embora previstas só para daqui a quase dois anos, as eleições de 2026 não saem das cabeças dos políticos. Um desses preocupados com a próxima disputa eleitoral é o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). O fidalgo não confessa nem sob tortura, mas dorme e acorda pensando num possível novo embate com o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). A preocupação do inquilino palaciano se justifica, pois ele já sentiu na pele a força eleitoral do político serrano. Nas eleições de 2022, Mitidieri só chegou ao 2º turno porque a justiça retirou Valmir do páreo. Para quem não lembra, mesmo inelegível, o gestor itabaianense teve 457.922 votos no 1º turno, enquanto Mitidieri foi votado por 294.936 sergipanos, bem menos do que os 338.796 obtidos por Rogério Carvalho (PT). O medo de enfrentar Francisquinho vai além de Mitidieri. Na tentativa de desgastar a imagem do prefeito, os aliados do governador e a imprensa chapa branca vivem propagando que o itabaianense é carta fora do baralho, como se este não tivesse direito a recorrer contra a decisão em 1ª instância que o tornou inelegível por quatro anos. Ora, como dizem os mais velhos: “Não se joga pedra em árvore que não dá frutos”. Logo, se os opositores de Valmir o escolheram como saco de pancadas e alvo de fake news, é porque o homem tem muito cacife eleitoral. Alguém duvida? Marminino!
Creches para Sergipe
Após ter ciceroneado o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na recente visita a Sergipe, o ministro sergipano Márcio Macêdo acompanhará o colega da Educação, Camilo Santana, na viagem que este fará a Aracaju na próxima terça-feira. Os dois estarão na capital sergipana para prestigiar um evento comemorativo pelo primeiro ano do Programa Pé de Meia. Na mesma solenidade, ambos assinam ordens de serviço para construção de 10 creches em Aracaju, Propriá, Lagarto, Campo do Brito, Boquim, Indiaroba, Carira, Muribeca, Laranjeiras e Feira Nova. Ah, bom!
Jogando pra torcida
Após meses de relações cortadas, o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o ex-deputado federal André Moura (União) encenam, hoje, uma reaproximação. Após a última campanha eleitoral, os dois só sentaram para conversar na última segunda-feira. Relações supostamente refeitas, o governador e André prestigiam o mutirãozinho que acontece hoje em Poço Redondo. Para os governistas, isso é sinal que eles voltaram às boas. Oposicionistas, porém, garantem que ambos estão jogando para a torcida. Segundo aliados de Moura, ele ainda não engoliu os duros ataques feitos à Yandra Moura (União) pelos aliados do governador na campanha de 2024. Pai e filha acham que Mitidieri foi, no mínimo, omisso. Creindeuspai!
É golpe
Os bandidos já faziam isso por e-mail, mas agora muitas pessoas que estão cadastradas como “microempreendedor individual”, ou seja, MEI, estão recebendo mensagens como a da imagem, pelo Whatsapp. No texto, golpistas afirmam que o MEI será suspenso, caso não seja feito o pagamento pendente e oferecem um link para que a pessoa “regularize” a situação. Contadores confirmam que se trata de um novo golpe e que, portanto, as mensagens devem ser ignoradas. Cruz, credo!
Quer apostar uma mariola de goiaba como a inacabável duplicação da BR-101, no trecho norte de Sergipe, ficará pronta antes da pequena rodovia estadual SE-255, ligando Itaporanga a Itabaiana? Isso ficou claro depois que o ministro dos Transportes, Renan Filho, prometeu ao governador Fábio Mitidieri (PSD) que aquele pedaço da BR-101 será concluído este ano. Já a estradinha iniciada em 2014 pelo governo de Sergipe não tem previsão para ficar pronta, embora sua extensão seja de apenas 52 quilômetros. Por conta dessa demora, o poderoso Grupo Maratá desistiu de construir um moderno frigorífico nas imediações da inconclusa rodovia estadual. Só Jesus na causa!
Trair e coçar…
É estranho ouvir políticos reclamando que foi traído, ou que o governo está cheio de ocupantes de cargos em comissão que votam na oposição. Alguns reclamam pelos cantos que, mesmo tendo apoiado o governador Fábio Mitidieri (PSD), jamais foram chamados para empregar os apadrinhados numa sinecura. Ora, e qual é o político que não acende uma vela para Deus e outra para o diabo? Aos queixosos que andam por aí, com anzol nas costas, procurando traídas, vale lembrar o velho adágio popular: trair e coçar, é só começar. Arre égua!
Empregos garantidos
Tendo começado a operar, ontem, na Grande Aracaju, a empresa de ônibus RS Transportes informou à Prefeitura que vai absorver os trabalhadores da Viação Progresso. Esta concessionária foi retirada de circulação porque parte de seus carros tem mais de 12 anos de uso. A exigência é que só operem da Grande Aracaju ônibus com até 12 anos de uso (a combustão) ou 15 anos (elétricos). Não fosse isso, a Viação Progresso enfrenta grave crise financeira que tem provocado atrasos de salários e não pagamento de causas trabalhistas. Misericórdia!
Desafio eleitoral
As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que o senador Alessandro Vieira (MDB) se reeleger em 2026. Aliás, segundo as fofoqueiras, o emedebista não ganharia as eleições nem para deputado estadual. Um bom exemplo disso foi a fraca votação de Alessandro nas eleições de 2022, quando disputou o governo de Sergipe. Ao contrário dos 474.449 votos obtidos em 2018 para o Senado, Vieira foi votado naquele ano por 82.495 eleitores. Há quem aposte que se insistir mesmo em disputar a reeleição, em 2027 o senador retornará à sua profissão de delegado de polícia. Home vôte!
Cobrança do mar
Todos os anos o mar cobra, com juros e correção, o seu espaço, que em Sergipe tem sido invadido pela construção civil. O Atlântico já puniu a ganância imobiliária na Barra dos Coqueiros, na Orla de Atalaia e na praia do Saco, em Estância. Apesar disso, o homem insiste em destruir dunas para edificar confortáveis casas de veraneio. Muitos ganharam, e ainda ganham, milhões com esse crime ecológico. Convenientemente, o poder público fecha os olhos para a especulação imobiliária, contudo, o mar não faz acordos e, de quando em vez, retoma os espaços que lhe tomaram criminosamente. Bem feito!
Professores mobilizados
Os professores da rede municipal voltam a se reunir, hoje, com a mesa de negociação da Prefeitura de Aracaju para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Entre elas está o pagamento do piso salarial no início da carreira. Reunidos em assembleia extraordinária, os educadores aprovaram a realização da 4ª Marcha do Magistério Público de Aracaju, marcada para o próximo dia 23 de abril, data em que os professores paralisarão as atividades. Presente à assembleia, o vereador aracajuano Iran Barbosa (Psol) informou ter proposto à Prefeitura que atualize o valor do piso salarial do magistério, retroativo a janeiro deste ano e com incidência sobre os direitos da carreira e dos proventos dos aposentados. Aff Maria!
Recorte de jornal
Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 28 de abril de 1915.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Livre, Aracaju Magazine e no jornal online Zona Livre.
* É editor do Portal Destaquenotícias