Câmara de Aracaju terá nova sede no bairro Coroa do Meio
10 de abril de 2025
STF tem maioria para manter Bosco Costa como réu
11 de abril de 2025
Exibir tudo

PM de Sergipe transforma Companhia em Batalhão de Operações Especiais

A formação do Batalhão de Operações Policiais Especiais representa um marco na história da Polícia Militar

O comando da Polícia Militar de Sergipe elevou a Companhia Independente de Operações Policiais (CIOE) à condição de Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). O neófito batalhão é composto por policias selecionados e, rigorosamente, treinados para atuar em missões específicas. Ao longo de décadas, a distinta Unidade vem prestando relevantes serviços à sociedade sergipana.

A Polícia Militar de Sergipe passou a contar com um novo batalhão, desde o mês passado. A elevação da Companhia Independente de Operações Especiais à condição de Batalhão de Operações Policiais Especiais, um dos batalhões mais especializados, celebra um marco histórico na Corporação.

O BOPE é reconhecido por seu efetivo altamente especializado, no qual cada militar deve completar cursos específicos e intensivos, visando garantir a capacidade de atender as mais diversas ocorrências de alta complexidade, como assaltos a bancos, crises com reféns, situações envolvendo suicidas, entre outras.

Pilares essenciais

Com o alicerce fundamental composto por três pilares essenciais: treinar, dar instrução e operar, o batalhão faz com que seus militares estejam sempre preparados para agir de forma eficaz e segura em situações extremas, buscando a excelência nas missões designadas.

De acordo com o comandante-geral, a elevação do BOPE ocorreu para proporcionar ainda mais segurança à sociedade sergipana. “Esse é um marco significativo na história da Corporação, pois representa um avanço na capacitação e na especialização das forças policiais sergipanas para o enfrentamento de situações de risco elevado e de combate ao crime organizado”, destacou.

Para o comandante do BOPE, major Weniston Queiroz, estar à frente de uma Unidade tão respeitada e essencial para a segurança pública é, sem dúvida, uma das maiores realizações. “É com muita honra que assumo a responsabilidade de continuar essa trajetória de sucesso, e tenho plena confiança de que, juntos, superaremos os desafios que surgirem. Que o futuro traga ainda mais conquistas, vitórias e, acima de tudo, a certeza de que estamos sempre prontos para agir em defesa do nosso Estado e da nossa gente, ressaltou”

A formação do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PMSE representa um marco importante na história da Instituição e da segurança pública de Sergipe. A Unidade é composta por quatro companhias, cada uma com especialidades que atendem às necessidades das operações de alta complexidade. Cada integrante do BOPE passa por rigorosos processos de seleção e qualificação para atuar em uma dessas companhias, garantindo um efetivo altamente técnico e preparado.

Histórico do BOPE

A Unidade teve sua origem com a criação da Companhia de Operações Especiais (COE), em 12 de março de 1996. No ano de 2023, a antiga COE foi elevada à condição de Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) por meio da portaria nº 035/2023 – GCG, no comando do coronel Alexsandro Ribeiro de Souza. Necessitando de uma maior organização funcional e estrutural para atender de forma satisfatória os anseios de segurança da sociedade sergipana, o coronel Ribeiro, no dia 12 de março de 2025, elevou a CIOE à condição de Batalhão de Operações Especiais.

O Brasão

O Brasão de Armas do BOPE é composto em estilo português. O punhal cravado na caveira representa a honra, a coragem, o destemor dos integrantes dos grupos de elite diante do perigo, em busca da “vitória sobre a morte”, ou seja, superação e vitória frente às missões mais arriscadas que o combatente venha enfrentar. As garruchas cruzadas atrás da caveira são consideradas o símbolo das Polícias Militares do Brasil. Já os raios cruzados simbolizam a destreza, agilidade e rapidez necessária a um combatente de operações especiais.

Fonte e foto: Ascom/PM-SE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *