Lagarto, Campo do Brito e Boquim foram os vencedores estaduais da 8ª edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, cada um na sua respectiva categoria. Lagarto destacou-se nas categorias Melhor Projeto e Desburocratização e Formalização, com o projeto Lagarto Investe. Campo do Brito destacou-se na categoria Pequenos Negócios do Campo, com o projeto Casas de Farinha Comunitária: Uma alternativa Sustentável que fixou o agricultor a terra. Já Boquim foi vencedor na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Para Jean Carlos, prefeito de Boquim, é importante aproveitar a oportunidade que o SEBRAE disponibiliza para os municípios e participar do Prêmio. “É o momento que temos para mostrar o que a Prefeitura está fazendo para estimular o empreendedorismo no município. Centenas de pessoas viviam do lixão, hoje fazem parte de uma cooperativa e chegam a ganhar até um salário mínimo trabalhando com a coleta de produtos recicláveis. Vivem de forma digna, geram renda, são empreendedores”, destaca.
PSPE
O Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor tem como foco valorizar prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE), que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.
Segundo Gilson Figueiredo, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, cada município pôde inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes ou o mesmo projeto em duas categorias. “Nesta edição Sergipe teve 30 municípios inscritos, o que corresponde a 40% dos municípios do Estado. Foram apresentados 20 projetos por 19 municípios, sendo que 16 projetos foram selecionados para uma visita técnica e oito foram posteriormente levados a uma Comissão Julgadora, que definiu três municípios vencedores da etapa estadual em quatro categorias”, explica.
Projeto Vencedores
O Projeto Lagarto Investe tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da Indústria, do Comércio e do Turismo de Lagarto, fomentando e incentivando políticas setoriais que busquem a ampliação e manutenção dos segmentos empresariais do município.
O projeto Casas de Farinha Comunitária visa fortalecer a cadeia produtiva da mandioca, com o incentivo e apoio as casas de farinha comunitária e associações do município de Campo do Brito, beneficiando 680 casas de farinha, empregando e gerando renda para 2.500 pessoas. A proposta é melhorar a eficiência do processo de beneficiamento da mandioca, fornecendo ao mercado consumidor produtos de qualidade, com regularidade e preços competitivos.
Já o projeto Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis de Boquim visa favorecer a organização e sustentabilidade dos catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da cooperativa, visando sua inclusão social, geração de renda e mudanças da qualidade de vida. Ele desenvolve ações de cidadania, prevenção à saúde, formação continuada e assistência social junto à cooperativa de catadores de materiais recicláveis.
Fonte e foto: Ascom Sebrae