Na contramão do mercado de trabalho, que tende a substituir profissionais de idade avançada por funcionários mais jovens, o Sebrae/Sergipe está com inscrições abertas para contratar bancários aposentados. A instituição está formando uma rede nacional de consultores financeiros com o objetivo de auxiliar empresários de micro e pequenas empresas a conseguirem financiamento para capital de giro.
Os aposentados com experiência em análise de crédito têm até esta quarta-feira para se inscrever. Ao todo, são 510 vagas para todo o país. Em Sergipe estão sendo oferecidas nove vagas.
As inscrições podem ser feitas no site do Sebrae www.sebrae.com.br/credenciamento-aposentados. A seleção será feita por análise de currículo e os candidatos devem ter, no mínimo, 60 anos e comprovar que trabalharam pelo menos dez anos como analistas de crédito ou gerentes de contas de pessoa jurídica, especialmente atendendo micro e pequenas empresas.
De acordo com o edital, os consultores vão orientar os empresários e avaliar a capacidade de pagamento dos pequenos negócios.
“ Por meio de uma parceria com o Banco do Brasil serão disponibilizados aos pequenos negócios 1,2 bilhão para capital de giro. Esse acordo prevê ainda orientação e acompanhamento, antes e depois da concessão de crédito por consultores do Sebrae visando ao uso consciente dos recursos e à melhoria da gestão financeira das empresas, com redução de riscos de inadimplência”, explica o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral.
Contrato
Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018. A remuneração será de R$ 453,00 para cada empresa atendida e os consultores poderão trabalhar na própria casa.
Ao final de cada consultoria, deverá ser emitido um relatório comprovando o trabalho. Cada consultor deverá atender, em média, 10 empresas por mês, podendo ter a complementação da renda mensal em cerca de R$ 4.530,00.
Com essa iniciativa, o Sebrae pretende atender mais de 70 mil micro e pequenas empresas que necessitam de orientação para contrair financiamentos em bancos, visando a melhoria da capacidade de investimento dos pequenos negócios. Além disso, a abertura de novas vagas para consultores prestigia uma categoria de profissionais com expertise e capacidade técnica.
Texto e foto: Sebrae/Sergipe