O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde (SPA), localizado no Bairro 18 do Forte, ao lado do Hospital da Polícia Militar, manterá a escala de médico completa e a oferta de exames durante o Carnaval. “As escalas de ortopedia, cirurgia, clínica médica e pediatria estão completas, assim como as de enfermagem. Além disso, as especialidades que estão de sobreaviso também funcionarão normalmente”, explica a coordenadora do SPA, Renata Alcântara.
Segundo a coordenadora, os serviços de ultrassonografia e tomografia também estarão disponíveis, tanto na unidade quanto nos hospitais de referência. “Os pacientes que necessitarem de um cuidado ou intervenção mais complexa, serão enviados para o Hospital de Cirurgia ou para a Clínica Renascença, mas acreditamos que não será necessário”, diz Renata.
Durante o dia, a escala é composta por três médicos clínicos gerais, dois pediatras, um ortopedista e um cirurgião. À noite, são dois clínicos e dois pediatras e os demais em sistema de retaguarda e sobreaviso. O atendimento na SPA ocorre de forma ininterrupta.
Prevenção – Por causa do período de Carnaval, houve um treinamento com os funcionários do SPA sobre a prevenção. “É nessa época que as pessoas vão mais para as festas, acabam se excedendo na bebida e esquecem de se prevenir. Algumas até têm dúvidas sobre os cuidados a serem tomados. Por isso, a gente está realizando essa ação entre os funcionários e depois vamos fazer a mesma abordagens nas salas de espera, enquanto os pacientes aguardam o chamado dos médicos”, explica a coordenadora. Durante o treinamento, os funcionários aprenderam mais sobre o Carnaval, tipos de doenças sexualmente transmissíveis, formas de contágio e prevenção.