Em uma grande ação, a equipe do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe levou mais de 100 mil litros de água para o benefício de 4 mil famílias nas regiões mais afetadas pela seca no sertão sergipano, resultado da arrecadação da campanha “Água Pra Viver”, desenvolvida pela entidade, com foco na doação de água para o povo sertanejo de três cidades do estado.
A equipe saiu com o carregamento de água para ser levada ao público beneficiada em oito caminhões de grande porte e mais de 60 voluntários que ajudaram na distribuição da água arrecadada. As cidades de Gararu, Porto da Folha e Poço Redondo receberam as doações, levadas a oito povoados dos municípios do alto sertão.
Em um cenário marcado pela vegetação devastada pela força do sol, que destruiu plantações, pastagens e árvores completamente secas sobre o chão de terra rachada, mostrando o que o povo sertanejo está sofrendo com a ausência de água, o comboio da Fecomércio avançou, chegando nas localidades beneficiadas pelas doações da campanha.
Na primeira parada, no povoado Queimada Grande em Poço Redondo, centenas de pessoas esperavam a chegada dos caminhões com as doações de água. Alegria e emoção tomaram conta do local, quando os caminhões lotados de água foram abertos para a entrega das doações. As famílias receberam até 70 litros de água mineral, de acordo com o número de pessoas habitantes de cada casa.
Cenário de desolação
A água distribuída pela Fecomércio foi entregue nos povoados Serra da Piedade, Ranchinho, Pedro Leão e São Francisco, em Porto da Folha, Queimada Grande e Monte Alegre Velho, em Poço Redondo e Jiboia e Pias, em Gararu. Em todas as localidades, o cenário de desolação era o mesmo, com a situação de seca deixando famílias inteiras sem água pra beber durante vários dias, como disse a lavradora Ana Cláudia dos Santos, moradora de Porto da Folha.
“Água é fonte de vida, e nós precisamos muito dela aqui na nossa comunidade. Estamos sofrendo muito. Nossos riachos secaram, nossa fonte de água é só a chuva. Acabou tudo, pois não temos água encanada. A seca está muito forte e a água que nos entregam não tem qualidade suficiente para bebermos. Essa água chegou na hora certa, para que a gente possa ter o que beber, ela é muito importante para nós. Obrigado a todos que nos trouxeram essa água, por meio da Fecomércio, que nos abençoou com essa doação”, comemorou Ana Cláudia, ao receber a doação de água das mãos do presidente Laércio Oliveira.
Depois de 16 horas de trabalho e quase 800 quilômetros rodados levando as doações em todos os locais, que são comunidades remotas, de difícil acesso e extremamente pobres, em elevado grau de dificuldade para abastecimento, a equipe da Fecomércio chegou ao povoado Jiboia, em Gararu. Lá o aposentado Antônio Carlos, de 83 anos, se emocionou ao receber sua doação. “Ninguém lembra da gente, ninguém sabe o quanto sofremos nessa seca. Tem época que passamos uma semana sem beber água, porque temos muito pouca”, disse, enquanto seus netos o ajudavam a carregar a água para sua casa.
O presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, comemorou o resultado exitoso da campanha “Água Pra Viver” e seu sucesso na entrega dos mais de 100 mil litros arrecadados junto à população pela Fecomércio e entidades parcerias que se engajaram na campanha, dando visibilidade e difusão nas ações realizadas.
Fonte e foto: Ascom/Fecomércio