Uma pesquisa Datafolha divulgada mostra que 62% dos moradores de cidades com mais de 100 mil habitantes têm medo de sofrer agressão da Polícia Militar. Foram entrevistadas 1.307 pessoas em 84 municípios em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de três pontos.
O levantamento foi feito por encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que reúne pesquisadores da área. Em uma pesquisa semelhante feita em 2015, 48% dos entrevistados relataram o mesmo medo. Naquele ano, os entrevistados eram moradores de cidade com 15 mil habitantes ou mais.
Entre os que contaram ter medo da polícia, a maioria são jovens, pobres, autodeclarados pretos e moradores do Nordeste. A pesquisa ainda revela que 53% da população tem medo de sofrer violência da Polícia Civil e 81% temem ser assassinados. Mulheres, moradores do Nordeste e autodeclarados pretos são os que mais têm medo de morrer.
Ameaças
Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiros de Segurança Pública indicou que três em cada quatro policiais, 75%, já sofreram ameaça devido ao seu trabalho. A pesquisa foi feita por e-mail e respondida por 10.495 agentes das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal, bombeiros e guardas de todo o país.