Sombra, aumento da diversidade e reflorestamento da região são alguns dos benefícios que o plantio de árvores oferece. Visando levar melhorias na qualidade arbórea de Aracaju, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços urbanos (Emsurb), estão intensificando o plantio de árvores em algumas áreas, assim como a reposição delas.
Na avenida Tancredo Neves as equipes da Sema e da Emsurb já plantaram 200 mudas de espécies nativas. Foram plantadas 100 Sibipirunas no canteiro central da avenida e 100 da espécie Tamboril no canteiro lateral. A escolha dessas espécies se deu por serem de grande porte, essenciais para o preenchimento dessa região.
O plantio faz parte do Plano Municipal de Arborização, que teve início no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. De acordo com o secretário da Sema, Cesar Viana, a equipe da Secretaria está realizando a avaliação das mudas já plantadas na cidade.
Mais de 500 árvores
“Nossa meta é realizar o plantio nas principais avenidas da cidade. Já plantamos mais de 500 árvores na avenida Alexandre Alcino, agora foi a vez de uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Tancredo Neves. Mas além de plantar, as nossas equipes estão realizando a vistoria das mudas. Temos que ter um controle do crescimento das espécies”, relata Cesar.
Segundo o assessor técnico da Sema, Vitor Melo, a avenida Tancredo Neves é uma área que estava precisando ser arborizada. “Plantamos algumas mudas nesta região e repondo outras, já que, devido ao tempo, algumas já morreram e outras precisaram ser suprimidas”, explica.
Aracaju apresenta um déficit acentuado de áreas verdes e necessita aumentar o número de árvores plantadas para que se tenha um ambiente mais agradável, saudável e belo. Por isso, a Prefeitura tem como meta plantar cinco mil árvores na cidade somente esse ano.
Fonte e foto; Secom/PMA