Menino negro, vendido pelo pai como escravo, virou advogado
19 de novembro de 2019
Prêmio BNB de Jornalismo está com inscrições abertas
19 de novembro de 2019
Exibir tudo

Expedição avalia poluição do Velho Chico

Uma expedição começou a percorrer o Rio São Francisco para avaliar a situação das águas e procurar sinais de poluição. O grupo de 60 pessoas, entre pesquisadores e equipes de apoio, vai percorrer cerca de 180 quilômetros na região conhecida como Baixo São Francisco, saindo da cidade de Penedo e chegando a Peneiras, ambas no estado de Alagoas.

A expedição teve início domingo (17) e deve se encerrar na próxima semana, no dia 27 de novembro. Ela é coordenada por professores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O grupo também é integrado por pesquisadores de mais 10 instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Serão realizadas análises física, química e orgânica das águas com vistas a identificar o nível de presença de poluentes. Os peixes do São Francisco também serão examinados com o propósito de verificar se há algum grau de contaminação. Também está previsto o contato com ribeirinhos que vivem às margens do rio, os quais terão atendimento de equipes de saúde da família. Na chegada da expedição, em Peneiras, a programação contará com palestras para a população local.

Os participantes vão dormir, fazer refeições, trabalhar e montar laboratório no próprio barco. Haverá apoio de equipe de terra e de embarcações auxiliares para o deslocamento das equipes em campo e para pescadores. Eles contam com equipe com drones e vants para realizar batimetria, sensoriamento remoto e fotogrametria da área, além do barco Robótica destinado à varredura do fundo do rio.

Fonte e foto: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *