No terceiro semestre deste ano, Sergipe foi o estado que mais reduziu a taxa de desocupação: -2,8 pontos percentuais, quando comparado com o mesmo período de 2018. Dos demais estados, apenas Paulo (-1,1 p.p.) e Alagoas (-1,7 p.p.) também tiveram redução do desemprego.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) IBGE mostram que no terceiro trimestre de 2018 a desocupação em Sergipe era de 17,5% da população economicamente ativa. Já neste ano, caiu 14,7%, representando uma queda de 2,8 pontos percentuais. “Foi a maior redução entre todos os estados e uma informação interessante é que esse crescimento se concentrou no interior do estado”, comemora o economista Ricardo Lacerda.
Novas ocupações
De julho a setembro deste ano, Sergipe registrou 77 mil novas ocupações, a maior parte delas informais, mas o emprego formal no setor privado também teve incremento de cerca de 6 mil novos postos de trabalho. Todos os setores aumentaram a ocupação, a exemplo dos segmentos de alojamento e alimentação, outros serviços, transporte e armazenagem, e construção civil.