Participando da missão do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), agora na Itália, o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia de Sergipe, José Augusto Carvalho, e o superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Júnior, discutiram com representantes da empresa Enel Green Power a implantação da planta de Palma dos Ventos, um novo parque eólico em Sergipe.
Durante o evento empresarial com os governadores do Nordeste, organizado pela Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), em Roma, nesta quarta-feira, representantes da empresa Enel Green Power, principal empresa italiana na área de energias renováveis, reafirmaram o interesse no projeto Palma dos Ventos, em Sergipe.
“Os representantes da empresa mostraram todo planejamento de investimentos em energias renováveis no Nordeste e destacaram a planta de Palma dos Ventos, um empreendimento projetado em Sergipe, que continua no portfólio da empresa e o qual deverá ser direcionado ao mercado livre de energia”, explicou Oliveira Júnior, que discutiu o projeto com o CEO da Enel para a América Latina, Maurizio Bezzeccheri.
O projeto do Parque Eólico Palmas dos Ventos deverá ser implantado nos municípios de Tobias Barreto, Simão Dias e Riachão do Dantas. A estimativa é que sejam gerados 150 megawatts de energia limpa, que será interligada à rede nacional e distribuída para Brasil inteiro.
O encontro com os empresários italianos na Confindustria foi a terceira agenda, em Roma, da missão do Consórcio Nordeste nesta quarta-feira. Antes, o grupo esteve no Ministério das Relações Exteriores, onde foi recepcionado pela vice-ministra de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Marina Sereni, para discutir sobre relações comerciais e integração cultural, educacional e na área da saúde.
Na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da Organização das Nações Unidas (ONU), os governadores e representantes de Estados do Nordeste debateram a ampliação do financiamento de projetos estruturantes na zona rural nordestina e a construção de um projeto integrador envolvendo todos os estados nordestinos.
O FIDA já possui parcerias com sete estados do Nordeste, incluindo Sergipe, no qual é o principal financiador das ações de desenvolvimento rural sustentável do Projeto Dom Távora.