Prefeitos dos 15 municípios sergipanos afetados pelo derramamento de petróleo participarão de uma reunião às 9h desta sexta-feira, 6, no Clube Recreativo de Laranjeiras, com representantes das secretarias estaduais de Agricultura (Seagri) e de Assistência Social (Seit).
Eles foram convocados pelo Ministério Público Federal de Sergipe para a apresentação, pela Seagri, do cronograma de cadastramento de todos os pescadores, marisqueiras e extrativistas do mar, estuários e manguezais afetados pelo incidente com óleo que atingiu todo o Nordeste, além de Sergipe, desde setembro. O cadastro servirá para quantificar os trabalhadores artesanais afetados pelo derramamento de óleo.
“O objetivo é saber quem são, de fato, as pessoas afetadas pelo desastre ambiental e assim pleitear a inclusão delas junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para o recebimento do Auxílio Emergencial Pecuniário instituído pela Medida Provisória nº 908/2019”, explicou a procuradora regional dos direitos do cidadão, Martha Figueiredo.
Será apresentado na reunião o plano para o recadastramento dos trabalhadores artesanais, a metodologia que será utilizada pelo Estado de Sergipe e o cronograma definido. O cadastramento será realizado pela Seagri e da Seit, em parcerias com as prefeituras.
O ofício de convocação foi enviado para as prefeituras dos municípios litorâneos de Brejo Grande, Pacatuba, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Aracaju, Itaporanga D’Ajuda e Estância, além de Ilha das Flores, Laranjeiras, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba.