Um estudo do Sebrae mostra que tem crescido em Sergipe o número de negócios comandados por empreendedores seniores, aqueles que possuem mais de 54 anos de idade. O levantamento revela que 18% dos empreendimentos no estado são chefiados por pessoas dessa faixa etária, o que representa um universo de aproximadamente 51 mil pessoas.
Esse público é composto em sua maioria por homens (67%), negros (70% do total) e possuem baixa escolaridade (61% deles têm apenas o ensino fundamental). Nove em cada 10 trabalham por conta própria e 87% não possuem sócio no negócio.
De acordo com a pesquisa, o principal motivo que levou esse grupo a empreender foi a necessidade de complementar a renda familiar. Para 21%, a vontade de começar um negócio está relacionada ao desejo de se manter ocupados após a aposentadoria. Outros 21% afirmaram que a motivação para abrir uma empresa foi a necessidade de contribuir com o sustento da família.
Um dado que chama a atenção é que entre os empreendedores sêniores predomina a informalidade. 91% deles não possuem CNPJ. Oito entre 10 empreendedores têm rendimento de até um salário mínimo, atuando primordialmente em estabelecimentos fixos (loja, escritório ou galpão).
Fonte e foto: Sebrae/Sergipe