Sergipe foi escolhido para o lançamento no Brasil dos caminhões movidos 100% a Gás Natural Liquefeito (GNL). A ação ocorreu, nesta segunda-feira, durante Fórum Sergipano de Petróleo e Gás, realizado no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Representante da fabricante chinês dos caminhões, a Alliance GNLog se comprometeu a fazer estudos técnico-operacionais, locacionais e fiscais, visando a implantação da fábrica da Shacman em Sergipe.
Os caminhões movidos a GNL foram resultados do acordo entre a empresa Alliance GNlog e a Golar Power, visando criar infraestrutura de abastecimento destes caminhões. A empresa Alliance GNlog irá viabilizar uma frota dos caminhões, enquanto a Golar Power ficará responsável pelo abastecimento destes veículos. A Golar Power é sócia da Celse na implementação da maior termelétrica da América Latina, a UTE Porto de Sergipe, com potência de 1,5 GW.
O CEO da Golar Power, Eduardo Antonello, disse que nesta primeira etapa serão colocados em operação quatro caminhões do tipo. A meta é chegar a 1 mil unidades até o fim de 2020, com investimentos de, pelo menos, US$120 milhões. Também estão ocorrendo negociações entre o governo, a Golar e com a Alliance GNLog para que as novas importações dos caminhões sejam feitas pelo Porto de Sergipe.
Fonte e foto: Secom/GS