A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Sergas discutiram, nesta quina-feira (12), com representantes do Sindicato dos Postos e empresários da área a redução do ICMS para o Gás Natural Veicular (GNV). O objetivo, anunciado pelo governador Belivaldo Chagas na segunda-feira (9), é que a redução seja repassada, efetivamente, para os usuários.
“Com a redução anunciada, poderemos diminuir em até 9% no preço do gás ao consumidor, de forma que todos possam ganhar, tanto o posto, praticando todos os seus custos, como a Sergas, e principalmente os usuários do GNV”, explicou o presidente da Sergas, Valmor Barbosa.
Sergipe conta hoje com uma frota de mais de 400 mil carros, dos quais cerca de 21 mil são convertidos para GNV. De acordo o secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, o objetivo do Estado com a redução da alíquota é, também, aumentar o consumo do gás. “Além do benefício social, consequentemente, aumentaremos o volume de vendas da Sergas, afinal, vamos atingir uma enorme frota, o que pode significar ainda um aumento no número de carros utilizando o GNV”, destacou.
“A sensibilidade do Governo em atender este pleito vem em um momento oportuno, pois com o aumento do preço da gasolina temos que estimular o GNV. Para a gente, a redução vai ser imediata, pois o revendedor assumiu o compromisso de que, a partir do momento que o Governo fizer a redução, essa redução será na mesma proporção para as bombas. Então, a população pode ficar tranquila de que esse preço vai chegar para o consumidor”, garantiu Maurício Cotrim, secretário executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (Sindpese).
Também participaram da reunião o representante do Sindicato dos Postos de Combustíveis, José de Faro, e o diretor geral da Rede Presidente, Sandro de Miro.
(Com informação da Agência Sergipe)