A procura foi maior do que o esperado na Oficina Trezentos, curso voltado aos docentes e promovido pelas pró-reitorias de Graduação e Extensão da UFS com foco na melhoria do desempenho dos alunos. Realizado no auditório da Didática 7, o evento atraiu mais do que os 100 professores esperados.
Ministrou o curso o professor Ricardo Fragelli, da UnB, desenvolvedor da metodologia Trezentos, que apresenta um conjunto de técnicas destinadas àquelas disciplinas que apresentem baixo desempenho acadêmico ou que necessitem melhorias.
Baseada em aprendizagem ativa e colaborativa, a metodologia busca despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem. Segundo exemplificou, em uma disciplina do ciclo básico da área das engenharias foi possível elevar o índice de aprovação de 50% para 95%.
“Nós ensinamos como aprendemos, portanto, temos que nos apropriar dessas novas demandas, a formação continuada, de grupos de colaboração, a elaboração de metas e outras técnicas de ensino-aprendizagem. Afinal, a Universidade evoluiu e o corpo docente rejuveneceu com a chegada de novos professores”, observou o professor Kleber Oliveira, coordenador de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copac), da Pró-Reitoria de Planejamento, um dos organizadores do curso.
“O método Trezentos consiste em mostrar, primeiro, que a nota não define tudo. E, segundo, orienta a aproveitar os que têm boas notas para formar tutores, e esses irão defender os colegas. O que une as pessoas diferentes é a cooperação”, acrescentou Kleber Oliveira.
A Oficina Trezentos é uma atividade prevista no Plano Integrado de Melhoria do Desempenho Acadêmico da UFS — 2018-2020, um documento institucional para melhoria dos indicadores elaborado na gestão do reitor Angelo Antoniolli. O curso deve ser realizado outra vez no primeiro semestre de 2021.
(Foto UFS)