A Anvisa está coletando dados sobre relatos de doenças pulmonares relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos. Para isso, lançou um formulário específico destinado aos médicos, e pelo qual eles podem fornecer informações sobre os casos identificados.
A ação tem como objetivo reunir informações para antecipar e prevenir uma crise de saúde como a que tem sido noticiada nos Estados Unidos, que desde agosto deste ano relata casos de uma doença respiratória grave, com registro de óbitos, associada ao uso desses dispositivos.
Segundo a Anvisa, os dados coletados junto aos médicos são sigilosos e serão usados exclusivamente em análises científicas e sanitárias que ajudem na elaboração de políticas públicas de controle do tabagismo.
O monitoramento envolve os cigarros eletrônicos, os vaporizadores e os cigarros de tabaco aquecido, dentre outros dispositivos eletrônicos para fumar. De acordo com a Agência, o formulário foi desenvolvido com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Foto: Sputnik