A Polícia Militar do Estado de Sergipe participou do Curso de Mantrailing promovido pela Polícia Militar da Bahia. A capacitação possibilitou aos profissionais de segurança a condução de cães para o rastreamento de pessoas através de odor específico.
Participaram do treinamento o comandante da CIPCães, capitão Moisés Moraes e o soldado Torres, além da cadela Dana, da raça pastor belga de Malinois. Os dois policiais e o animal participaram de várias atividades práticas na sede do Batalhão de Choque da PM da Bahia. A qualificação também habilitou policiais e cão para trabalharem na elucidação de crimes.
Além dos policiais militares Sergipanos, também estiveram presentes policiais civis, bombeiros militares, agentes prisionais, civis adestradores e policiais militares dos estados de Roraima, Alagoas, Minas Gerais e São Paulo.
O soldado Torres esclarece que Mantrailing é a busca específica de cheiro de um indivíduo, através do Partículas de Decomposição Celular (PCD), onde quer que tenham sido dispersadas. “O cão possui cerca de 450 milhões de células olfativas, enquanto um ser humano possui cerca de 5 milhões. Sabemos ainda, que o cão consegue fazer distinção de vários odores no mesmo ambiente”.