Shoppings vendem bem no Natal
26 de dezembro de 2019
Palco do Réveillon é montado
26 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Fafen quer comprar água e gás a preço de bananas

Arrendatária está mapeando os investimentos necessários para a retomada da produção

A reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras, pode não passar de um sonho de verão. É que o Grupo Unigel, arrendatário da unidade junto à Petrobras, colocou algumas condições para tirar a unidade industrial do estágio de hibernação que se encontra: quer que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a petrolífera forneçam água e gás bem baratinhos, quase a preços de custo. Em isso acontecendo, o Unigel prevê reabrir a fábrica daqui a 18 meses, retomando a produção de amônia e ureia.

Na visita que fez recentemente ao governador Belivaldo Chagas (PSD), o diretor do Unigel, Roberto Fiamenghi, foi taxativo: o grupo espera comprar gás por um preço diferenciado, tipo o que Fafen pagava até 2015. Segundo ele, de lá prá cá, quando a Petrobras passou a cobrar pelo combustível o preço de mercado, praticamente dobrou o valor, causando prejuízos à fabrica. Fiamenghi deu a entender que o grupo espera ter o mesmo tratamento que a Petrobras dava no passado à Fafen, tipo coisa de pai pra filho.

Amônia e ureia

Interessado em ver a retomada da produção de amônia e ureia em Sergipe, Belivaldo Chagas prometeu a Roberto Fiamenghi se empenhar para que a Petrobras reduza o preço do gás. “O que interessa pra gente é a continuidade da Fafen e a garantia da geração de empregos direta e indiretamente”, disse o governador. Para que a retomada da operação ocorra, Chagas se comprometeu a rediscutir a tarifa de água praticada pela Deso e determinou que a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) priorize as licenças necessárias para viabilizar a reabertura da unidade. Ou seja, o grupo arrendou a Fafen, mas para colocá-la em funcionamento pretende comprar a matéria prima a preço de bolacha quebrada.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *