Deputados aprovam PEC da Previdência estadual
26 de dezembro de 2019
Gás de cozinha fica mais caro
26 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Deputados se aposentam e só após reformam a Previdência

Deputados aprovam projetos em sessão fechada ao público

Dez deputados estaduais e um ex-parlamentar se aposentaram antes de aprovarem a PEC a Reforma da Previdência enviada para a Assembleia pelo governo de Sergipe. E por que a pressa deles em se aposentar? Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), porque a PEC extinguiu a aposentadoria proporcional, o que os obrigaria a se adequar às novas regras previdenciárias. A CUT garante que o caso em tela lembra o velho ditado popular: “Farinha pouca, meu pirão primeiro!”.

As aposentadorias dos 10 deputados e de um ex-parlamentar foram publicadas na edição do Diário Oficial de Sergipe do dia 23, portanto, um dia antes da votação em 2º turno da PEC da Previdência. A informação das aposentadorias, tornada pública pela CUT, aumentou a revolta dos servidores estaduais, que não conseguiram convencer os deputados a, pelo menos, adiarem a votação da PEC para uma maior discussão com as categorias atingidas pela indigesta reforma.

Veja abaixo a relação dos deputados e do ex-parlamentar que terão direito a aposentadoria proporcional ao elevado salário que recebem da Assembleia:

Capitão Samuel (PSL)
Vanderbal Marinho (PSC)
Gilmar Carvalho (PSC)
Luciano Pimentel (PSB)
Garibalde Mendonça (MDB)
Luciano Bispo (MDB)
Francisco Gualberto (PT)
Zezinho Guimarães (MDB)
Goretti Reis (DEM)
Jefferson Andrade (PSD)
Gustinho Ribeiro (SD) (ex-deputado estadual)

Após a grande repercussão negativa sobre as aposentadorias parlamentares, o deputado Gilmar Carvalho enviou à imprensa a nota abaixo:

“Amigo, estou refletindo! Se quisesse, teria direito a aposentadoria integral (sem prejudicar os servidores), se tivesse pedido no início do primeiro mandato, quando a legislação era outra. Ninguém comentou comigo sobre a tal necessidade da data antes da PEC.

Isso é um desrespeito aos servidores. Logo eu, que votei contra a PEC e sempre votei com os servidores, com os trabalhadores. Estou refletindo”.

Atualizado às 22h30 desta quinta-feira

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *