A Secretaria da Saúde de Sergipe notificou neste ano 11.584 casos de dengue, dos quais, 5.319 foram confirmados e 13 doentes morreram. A chikungunya aparece na segunda colocação com 722 notificações e confirmação de 234 casos, enquanto o sarampo teve 60 notificações, mas apenas seis pessoas estavam realmente com a doença.
A diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, adverte alerta que é preciso a população ficar alerta para a chikungunya, sobretudo agora no verão. Ao contrário da Dengue, a chikungunya acomete mais os adultos acima de 30 anos. Com a elevação das temperaturas vêm as chuvas, tornando o período muito propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Chikungunya e Zica, podendo transmitir, também, a Febre Amarela urbana.
Segundo a gerente do Núcleo de Endemias, Sidney Sá, é no calor que o mosquito tende a se reproduzir mais rápido. “Precisamos redobrar os cuidados em vasinhos de plantas, pneus, lavanderias, nos reservatórios de água, é muito importante vedar esses lugares para que o mosquito não tenha acesso. As pessoas devem evitar acumular lixo nos quintais”, explica Sidney.