Ações integradas, previstas num plano de contingência, estarão sendo realizadas até o dia 29 de junho pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e entidades parceiras, em resposta às emergências de saúde pública surgidas durante grandes eventos juninos. Tais ações serão dinamizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), sendo este o órgão gerenciador do Serviço.
De acordo com a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, a atuação das equipes assistenciais implica em oferecer ao grande público que marcará presença nesses eventos a garantia de atendimento em situações de emergências clínicas, traumáticas, obstétricas, psiquiátricas e por causas externas.
“Disponibilizaremos uma equipe de resposta rápida formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículo de urgência, gestores da SES/FHS e demais órgãos institucionais que atuam direta e indiretamente na organização, preparação e resposta do São João em Sergipe. O objetivo é acompanhar em tempo real tal resposta, coordenada das portas de entrada da Rede Hospitalar e de Urgência, do Samu e de órgãos dos Governos Federal e Municipal também envolvidos, quando solicitados”, esclareceu Conceição.
Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, o planejamento, preparação e respostas às emergências de saúde pública, de importância estadual, servirão para evitar situações adversas que venham prejudicar a assistência qualificada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) durante os eventos de massa.
“Com um tempo resposta eficaz e de qualidade em situações de acidentes com múltiplas vítimas, evitaremos a superlotação das unidades de urgência e fragilidades nas remoções. Além disso, teremos acesso mais imediato às notificações de casos de desastres, traumas ou surtos epidêmicos e ainda trabalharemos pela diminuição de casos de mortes evitáveis, sequelas e do número da morbi-mortalidade nas diversas situações que poderão ocorrer nos eventos”, acrescentou Conceição Mendonça.
Estratégias
Inúmeras estratégias serão utilizadas para garantir o pleno êxito na execução do plano de contingência. Será instituída uma sala de situação para monitoramento e resposta dos eventos de massa que ocorrerão em Sergipe. As equipes de resposta rápida, por sua vez, ficarão de plantão para atendimentos nas ruas, arraiais, avenidas, rodovias municipais, estaduais e federais, primando pela diminuição do tempo resposta e pela garantia de acesso na Rede Hospitalar e de Urgência de Sergipe.
“Também serão monitorados os números de Unidades de Suporte Avançado [USAs] e de Suporte Básico [USBs] em operação no estado, assim como reserva técnica e funcionamento do veículo de intervenção rápida que dispõe o Samu, com logística necessária para acidentes com múltiplas vítimas. Uma atenção especial será dada às escalas dos profissionais do Samu e das portas de entrada das urgências para apoio na convocação de prováveis substitutos que comporão as equipes de sobreaviso”, concluiu a superintendente do Samu 192 Sergipe.
Entre as instituições parceiras da SES e FHS no plano de contingência para o ciclo junino, estão a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros (Cobom), Polícia Civil, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal.