Quatro conselheiros sergipanos estão participando em Porto Alegre do Fórum Social das Resistências. Até este (25), várias atividades estão sendo realizadas para tratar do lema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta”, visando cumprir importante papel nas ações dos movimentos sociais e iniciativas de resistência no Brasil e na América Latina.
Representando o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe, estão em Porto Alegre os conselheiros Eduardo Ramos Gomes, Carlos Alberto Oliveira, Adailton dos Santos e Shirley Morales. Os quatro participaram ativamente da 325ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, uma atividade dentro do Fórum.
Segundo Eduardo Gomes, é muito importante participar de um evento que disponibiliza diversas atividades em várias áreas. “Os fóruns discutem e avaliam com profundidade questões como a saúde. Nós já fomos ao Fórum Social Mundial, realizado no Pará, e agora estamos no Fórum Social das Resistências, que tem a ver com a saúde.
O Fórum soma-se as outras iniciativas que estão sendo articuladas no âmbito do FSM, como o Fórum Social Panamazônico, que será realizado de 22 a 25 de março de 2020 em Mocoa, na Colômbia; o Fórum Social das Economias Transformadoras, que será promovido de 25 a 28 de junho de 2020, em Barcelona, na Espanha; e o processo de articulação do próximo Fórum Social Mundial, que acontecerá no final de 2020 ou início de 2021, na cidade do México.