Os prefeitos e representantes dos municípios de Monte Alegre, Tobias Barreto, Simão Dias, Canindé de São Francisco, Poço verde e Carira participaram de uma reunião, nesta quarta-feira, 15, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com a finalidade de dialogar sobre o andamento do Programa Água Doce (PAD), uma iniciativa do Governo Federal que visa à implantação, recuperação e o fornecimento de água de qualidade para um quarto da população rural do semiárido a partir da dessalinização das águas salobras e salinas.
Em Sergipe, o programa está em fase de implantação e a empresa que fará a instalação dos dessalinizadores já foi licitada e contratada. De acordo com o assessor jurídico da secretaria, Ricardo Vasconcelos, está faltando, neste momento, a regularização da doação das áreas onde serão executadas as obras através da assinatura do termo de doação dos terrenos. “Os municípios que não atenderem a essa exigência poderão deixar de ser contemplados pelo programa”, explicou.
Na ocasião, o secretário da pasta, Olivier Chagas, pediu o apoio dos gestores para que não existam entraves. Ele explicou a necessidade de mobilização para que todo o procedimento aconteça dentro do prazo “Pretendemos iniciar a obras no mês de agosto, mas só poderemos executá-la após a assinatura dos termos”, informou.
Ao todo, serão 33 povoados beneficiados com o sistema de dessalinização, sendo 25 na primeira etapa e oito na segunda. Para o prefeito de Monte Alegre, Antônio Santos, a expectativa é grande. Ele garantiu que dará o encaminhamento necessário para agilizar todo o processo no município, contemplado com o um sistema de dessalinização. “A Água é de fundamental importância, especialmente para a população do sertão”, justifica.