A movimentação de turistas em Aracaju tem sido intensa desde dezembro, com os hotéis mantendo uma média de ocupação superior a 90% em todos os finais de semana dessa alta temporada do verão. De modo a promover a capital sergipana e contribuir com a atração de turistas, a Prefeitura tem investido em diversas frentes de atuação, desde obras de mobilidade urbana e qualificação dos serviços de limpeza pública a ações promocionais de divulgação.
Além disso, projetos como a Marinete do Forró, Natal Iluminado, Réveillon na Orla da Atalaia, e a retomada do Projeto Verão, agregam à cidade atrativos a mais para o lazer, como destaca o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Marlysson Magalhães.
“A Prefeitura vem fazendo coisas muito importantes, como a requalificação viária da cidade, que faz com que o turista elogie nossa cidade; a limpeza da nossa cidade também é algo que proporciona um bem-estar a quem nos visita; além do trânsito e da segurança. Tudo isso faz com que o turista se sinta atraído e venha para cá. Nós temos bons atrativos, como a Marinete do Forró, a Orla Pôr do Sol e a Orla da Atalaia que é o nosso principal cartão postal”, explica o secretário.
Parcerias bem sucedidas
Outro investimento que a Prefeitura está realizando, ligado diretamente ao turismo, são as parcerias com empresas e associações do setor. “Algo que está dando muito certo atualmente é o diálogo, a parceria que estamos fazendo com todo o setor turístico, todas as associações. Procuramos escutar a todos e atender a cada um de maneira individual ou em conjunto. Geralmente, por haver o mesmo pensamento, que é a atração de turistas para Aracaju, fazemos em conjunto”, enfatiza o secretário.
Com o aumento do fluxo de visitantes, o setor de bares e restaurantes se aquece junto aos demais segmentos do setor turístico. O presidente do Polo Gastronômico da Atalaia, Bruno Dórea, dono de estabelecimento na região, pode observar claramente o aumento de visitantes. De acordo com o empresário, essa alta, além de melhorar a economia, estimula os empresários do ramo.
Ninguém pode reclamar
“Na Orla, o aumento do fluxo de turistas é um grande diferencial. Qualquer dono de estabelecimento, seja bar ou restaurante, não tem como reclamar desse período. O movimento turístico está muito bom e isso faz com que melhore não só a economia como também melhora a expectativa do empresário para ambientar melhor seu estabelecimento, se preparando para receber cada vez mais turistas”, ressalta Bruno.
Recentemente, Aracaju ganhou destaque na mídia nacional como um bom destino para visitas. Divulgada em diversos sites e portais de turismo, a capital do estado de Sergipe foi indicada não só por seus atrativos naturais, como praias e parques, mas também pelo Centro Histórico e Museu da Gente Sergipana. Algo que, de acordo com Cassandra Teodoro, impulsiona ainda mais o turismo local.
“É muito importante que existam sim ações de divulgação fora de Sergipe. É fundamental que o jornalista de turismo indique a melhor forma de chegar e o que se pode conhecer dentro do estado e da capital. Nós acreditamos que, com ações assim, direcionadas, vamos alavancar o turismo. No mês de dezembro e agora no mês de janeiro a nossa capital está superlotada, com turistas de vários destinos do Brasil e destinos internacionais também. Nós nos sentimos honrados e satisfeitos por conseguirmos atrair turistas para cá”, frisa Cassandra, jornalista e membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo em Sergipe.
Fonte e foto: Secom/PMA