Sergipe e suas belezas
12 de fevereiro de 2020
Hoje tem protesto contra reajuste das passagens
12 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Sergipe ganha faculdade com foco exclusivo na saúde

FACSaúde também dará uma nova concepção ao TCC

A primeira faculdade exclusivamente voltada para as Ciências da Saúde acaba de “nascer” em Sergipe através da Portaria Ministerial nº 43, de 14 de janeiro de 2020. Por que montar e oferecer para nosso estado uma faculdade só com foco em saúde?”, indaga Sergio Todt, pesquisador institucional fundador da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS). E é ele mesmo quem responde à indagação: “Esta pergunta foi que nos levou a idealizar um projeto ousado e inovador, uma vez que percebemos que em nosso estado todas as outras instituições de ensino superior não tinham um foco específico. Ofereciam desde cursos de Letras, Pedagogia, até Engenharias e Medicina. Mais uma vez a pergunta volta à baila do porquê montar uma Faculdade com foco somente em saúde. A resposta é simples: para se tornar a melhor no que pretende oferecer”, frisa Todt.

Segundo o criador da FACS, não é preciso ir muito longe para corroborar com esta tese. “Mesmo que de forma involuntária, quando pensamos em Medicina nos vem à cabeça a USP; em Engenharias a PUC; em Administração a FGV; em Direito a Mackenzie. Jamais desmerecendo os outros cursos e instituições de ensino superior, mas a realidade é que, de fato, além de um excelente projeto pedagógico, um corpo docente irretocável e muita pesquisa associada, elas também souberam fazer de suas marcas uma “grife” poderosa. Isto é o que queremos para a Faculdade de Ciências da Saúde – FACS”.

Prosseguindo, Sérgio Todt lembra o grande pensador brasileiros Paulo Freire, para quem a “educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo”. E o pesquisador conclui dizendo que “esta é a filosofia do projeto que idealizou e norteou a criação da FACS e que hoje se torna uma realidade para Sergipe”.

Veja, abaixo, a portaria criando a nova faculdade:

PORTARIA MINISTERIAL Nº 43, DE 14 DE JANEIRO DE 2020

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista o art. 2º da Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995; o art. 4º da Lei nº 10.870, de 19 de maio de 2004, o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, a Portaria Normativa nº 23, republicada em 03 de setembro de 2018, e diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:

Art. 1º Fica homologado o Parecer nº 13/2019, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, referente ao processo e-MEC nº 201117431.

Art. 2 º Fica credenciada a Faculdade de Ciências da Saúde, no município de Aracaju, no estado de Sergipe, mantida pelo Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa Ltda -IBEP.

Art. 3 º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ABRAHAM WEINTRAUB”.

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *