Reunido em Aracaju, 14 prefeitos condenaram a intenção do Banco do Estado de Sergipe de fechar suas agências em 14 municípios sergipanos. “Não podemos nos calar diante de algo que atinge diretamente a população”, reagiu Christiano Cavalcante, presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES). Para os gestores, a existência de uma agência do Banese no município proporciona parceria, empréstimo consignado e folha de pagamento.
Convidada para participar da reunião, a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira, afirmou que o anunciado fechamento das 14 agências também preocupa a categoria, pois ameaça os empregos dos trabalhadores: “Esta é uma atitude impensada da direção do banco, além de representar um retrocesso para a classe bancária”, reagiu a líder sindical. O presidente da FAMES afirmou que o fechamento das agências atinge funções sociais relevantes nos municípios.
Ao final da reunião, os prefeitos decidiram elaborar um documento contra o fechamento das agências para, em comissão, levarem ao presidente do Banese, Fernando Mota. Pelo que o banco já anunciou, deverão ser fechadas as agências dos seguintes municípios: Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Nossa Senhora de Aparecida, Malhador, Riachuelo, Areia Branca, Poço Verde, Siriri, Japoatã, Cristinápolis, Umbaúba, Indiaroba e Poço Redondo.