A passagem de ônibus da Grande Aracaju não terá reajuste este ano. A boa notícia foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido) pelas suas redes sociais, durante a tradicional live com os internautas. Segundo ele, a decisão foi tomada em reunião com o superintendente de Transporte e Trânsito, Renato Telles, e o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, quando foi analisada a planilha de valores encaminhada pelas empresas de ônibus à administração.
“Após me reunir com os técnicos da SMTT, com o superintendente do órgão e com o secretário da Fazenda, decidi que não vamos conceder reajuste da tarifa do transporte coletivo este ano. Em 2020, a passagem continua R$ 4. A decisão foi tomada e encaminhada para o Conselho Municipal de Transportes, da SMTT. Ou seja, tarifa zero. Zero de aumento na tarifa do transporte, mostrando o nosso compromisso com os aracajuanos que utilizam o sistema de transporte público municipal”, assegurou Edvaldo.
Queda da inflação
Ao fazer o comunicado, o prefeito explicou os motivos que o levaram a adotar a medida. Entre eles, segundo destacou, está a queda da inflação e o reajuste do salário mínimo pelo Governo Federal, considerado pequeno por Edvaldo. “Tomei essa decisão pensando nos trabalhadores, donas de casa, estudantes que utilizam o transporte coletivo e que tiveram um impacto grande em suas finanças com o pequeno reajuste do salário mínimo. Sem contar que a inflação sofreu uma queda, a população tem enfrentado um período de desemprego e muitos estão recorrendo a informalidade para sustentar suas famílias. O peso do aumento na passagem recai justamente sobre as pessoas que mais precisam, então fizemos os cálculos e vimos que é possível não conceder aumento”, detalhou.
O gestor reforçou ainda o seu compromisso em continuar buscando as melhorias para o transporte público da capital. “Não adianta dar reajuste zero e ter um serviço precarizado, então vamos continuar adotando medidas para que a capital tenha um transporte de qualidade. Sendo assim, vamos tomar as medidas administrativas necessárias para desonerar aquilo que for preciso. Além disso, levamos em consideração o fato de que, com os investimentos que estamos fazendo na recuperação dos corredores de trânsito, as empresas terão mais economia, uma vez que os pneus dos ônibus desgastarão menos e as viagens ficarão mais rápidas”, enfatizou.
O reajuste zero se une a outras medidas já tomadas pelo governo municipal em favor do transporte público, como o recapeamento dos corredores, os semáforos inteligentes, a reforma do terminal da Atalaia e a renovação da frota. Além disso, o Projeto de Mobilidade Urbana inclui, ainda, a instalação de 150 novos abrigos de ônibus, a reforma do terminal DIA e a construção de um novo terminal na região dos mercados centrais.