E quem deu as caras no aulão desta sexta-feira (6), da Academia da Cidade foi o prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido). Depois de uma rápida aquecida, ele postou no instagram que estava mexendo o corpo e se exercitando “em comemoração aos 165 anos de Aracaju, que tá quase chegando”.
O prefeito revelou, ainda, que o seu objetivo é integrar as centenas de alunos dos 27 polos “que temos pela cidade, sempre visando à prevenção e promoção da saúde: Tenho um carinho muito grande pelo programa e seguiremos fortalecendo os polos e levando mais qualidade de vida para a população”, escreveu.
Há 15 anos, a Secretaria Municipal da Saúde oferta, de forma gratuita, o Programa Academia da Cidade. Ao longo desse período, o projeto foi expandido, sobretudo nos últimos três anos, período em que chegou a 26 polos, agregando mais atividades, como a formação recente de um clube de corrida.
A ideia é oferecer um treinamento específico para quem quer começar a correr ou já corre e busca uma orientação para obter um melhor rendimento. O clube de corrida da Academia da Cidade é gratuito e já está em curso desde o ano passado.
Resistência muscular
Segundo o professor responsável pelo treinamento, Robson de Campos Vaqueiro, a nova modalidade do projeto consiste em um circuito de treinamento preparatório para a corrida, atividade que exige resistência muscular, coordenação e uma preparação cardiorrespiratória também.
“O que a gente tenta fazer aqui é preparar o corpo para essa pancada mais forte da corrida”, ressalta Robson. De acordo com o professor, a ideia é tentar trazer o que vai acontecer durante uma corrida para a realidade nos treinos, utilizando aparelhos de subida e descida, exercícios de fortalecimento de membros inferiores, etc.
“A proposta é trabalhar saúde, e não apenas performance”, destaca. “O público procura a Academia da Cidade porque ela já tem uma referência de 15 anos. Quem conhece, tem procurado também uma orientação para correr, porque muitas pessoas começaram a fazer corrida, mas sem orientação profissional”, acrescenta o professor.
Foto: Instagram de Edvaldo Nogueira