Sala Marcelo Déda será inaugurada na quarta-feira
8 de março de 2020
Amanhã é dia de superlua
8 de março de 2020
Exibir tudo

Os políticos de Sergipe que mais usam as redes sociais

Edvaldo e Laércio, no Natal passado, recordando os bons tempos de criança

Fundamentais para muitos candidatos nas eleições de 2018 – presidente Jair Bolsonaro é o maior exemplo –  as redes sociais passaram a fazer parte do dia-a-dia de muitos políticos sergipanos. Eles as usam para informar as ações que realizam nos Legislativo e Executivos, se comunicar com os eleitores, tornar públicas as atividades políticas que participam, principalmente no interior de Sergipe, e defender pontos de vista: “O Brasil é um país extremamente abençoado, pois possui uma grande diversidade de religiões. Aqui tem espaço para todas elas viverem harmonicamente”, postou no instagram o prefeito de Socorro, Padre Inaldo.

De padre pra padre: Inaldo recebe o sinal da cruz na Quarta-feira de Cinzas

Entre os que mais fazem uso das redes sociais estão o governador Belivaldo Chagas (PSD), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (futuro PDT), o ex-governador Jackson Barreto (MDB), os senadores Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (Cidadania), a vice-governadora Eliane Aquino (PT), os deputados federais Laércio Oliveira (Progressistas), Fábio Mitidieri (PSD), Valdevan Noventa (PSC) e  Fábio Henrique (PDT), os parlamentares estaduais do Cidadania Georgeo Passos e Kitty Lima, Luciano Bispo (MDB) e o petista Iran Barbosa, os prefeitos de Itabaiana e Socorro, respectivamente, Valmir de Francisquinho (PR) e Padre Inaldo (Progressistas) e tantos outros.

Os whatsapp, twitter e instagram são as plataformas mais usadas. Por elas, os políticos também trocam farpas com os adversários, como faz quase todos os dias o presidente Bolsonaro. Os sergipanos preferem anunciar suas ações e parabenizar eleitores e amigos pelos aniversários e conquistas profissionais: “Hoje é aniversário da minha querida vice-governadora Eliane Aquino. Desejo saúde e sucesso em sua jornada!”, publicou no instagram, Belivaldo, no dia 12 de fevereiro. O deputado Laércio Oliveira postou também no instagram uma foto dele com o presidente Bolsonaro e o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) durante o lançamento do Programa Mais Brasil.

Faca de dois gumes

As redes sociais são importantes para quem deseja amplificar seus pontos de vista, mas também podem aniquilar uma carreira política. Que o diga Roberto Alvim, o ex-secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro, exonerado após ter divulgado uim vídeo citando trechos ditos por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda Nazista de Adolf Hitler. Portanto, é preciso pensar também no papel desempenhado pela própria concepção das redes sociais. Em outras palavras, de que maneira as plataformas influenciam no comportamento de seus usuários. Segundo reportagem da revista Época, “isso explica, em parte, a frequência de publicações de políticos, suas interações com os demais perfis e até o tom de suas falas: se seguirem o padrão incentivado pela plataforma, a tendência é ser impulsionado pelo sistema para alcançar mais visibilidade”.

Texto: Destaquenoticias (Fotos: Instagram)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *