Hoje tem maré alta novamente
9 de março de 2020
UFS vai triplicar a geração de energia fotovoltaica
9 de março de 2020
Exibir tudo

Análise de alimentos auxilia agricultores de Sergipe

As análises laboratoriais em alimentos ofertadas pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) são fundamentais para os agricultores e empreendedores familiares rurais, interessados em participar de seleção pública para aquisição de produtos destinados à merenda escolar. É que os laudos oriundos das análises físico-químicas e microbiológicas, que comprovam a qualidade dos produtos, são exigidos na etapa classificatória, em que os produtores rurais enviam amostras de seus alimentos para avaliação da equipe técnica designada no edital de chamamento público.

A gerente de atividades técnicas do ITPS, Ana Virgínia Figueiredo, explica que as análises físico-químicas identificam, quantificam e qualificam os componentes do alimento. “As análises servem para verificar as características do alimento, ou seja, se ele segue os padrões de identidade e qualidade definidos pelo Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , assim como para identificar sua composição nutricional, visando à elaboração da tabela nutricional que, por lei, deve ser apresentada na embalagem”, detalha.

No ITPS, os alimentos também passam por análises microbiológicas, que visam identificar a presença de bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde. “Também por meio de análises, conseguimos verificar aspectos higiênicos relacionados à fabricação, manipulação e armazenamento de alimento, identificando se ele tá livre de agentes contaminantes, que podem causar doenças intestinais, diarreias, vômitos e febre”, explica a gerente.

Ana Virgínia ressalta que as análises são de fundamental importância para que o agricultor comprove a qualidade dos alimentos que ele vai fornecer à merenda escolar. “Com esses laudos, é possível comprovar que os produtos atendem aos requisitos previstos em edital e também subsidiar os nutricionistas na elaboração do cardápio da merenda escolar”, completa.

Referência

O ITPS, por meio dos Laboratórios de Microbiologia e Bromatologia, foi pioneiro nas análises de produtos para a merenda escolar em Sergipe, sendo atualmente referência em análise de alimentos. “Para garantir a confiabilidade dos resultados, estes laboratórios trabalham embasados nos princípios da ISO 17025, por meio da participação em programas de ensaios de proficiência, da calibração dos seus equipamentos por organismos pertencentes à Rede Brasileira de Calibração (RBC) e da realização de um rigoroso controle analítico dos ensaios”, detalha a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

Acesso ao serviço

Os produtores interessados em enviar os alimentos para análise no ITPS podem obter todas as informações junto aos Laboratórios de Microbiologia e Bromatologia do ITPS. O contato pode ser feito pelos e-mails lab.microbiologia@itps.se.gov.br e lab.bromatologia@itps.se.gov.br e pelos telefones (79) 3179 8067/8070.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *