O Parque Nacional Serra de Itabaiana será palco, dia 22 próximo, de uma Via-Sacra para, segundo a Arquidiose de Aracaju, católicos contemplarem “os mistérios da Paixão de Nosso Senhor Jesus”. Há cerca de 15 anos, centenas de pessoas percorreram um percurso que começa na entrada do Parque e segue até o famoso Poço das Moças, na Serra de Itabaiana.
Organizador do evento religioso, o Movimento Equipes de Nossa Senhora, com sede em Itabaiana, espera reunir expressivo número de fiéis na tradicional Via-Sacra. A caminhada começa às 6h e será conduzida pelo padre Neves, pároco da paróquia São João Batista, da cidade de Areia Branca. No encerramento da caminhada penitencial, por volta das 8h30, haverá um café da manhã comunitário.
Parque Nacional
O Parque Nacional Serra de Itabaiana é uma reserva ecológica administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Estende-se por aproximadamente mais de 8 mil hectares, abrangendo os municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Itaporanga d’Ajuda, Laranjeiras, Malhados e Itabaiana.
O Parque contém os biomas de Mata Atlântica e Caatinga e diversas espécies de animais. É lar de 16 espécies de répteis, 24 de anfíbios, 62 de mamíferos e 123 espécies de aves. Fica à cerca de 38 quilômetros de Aracaju e é de entrada gratuita. Os pontos mais conhecidos do parque são o Poço das Moças, a Gruta da Serra, a Via-Sacra, o Caldeirão, o Parque dos Falcões e o alto da Serra, que têm o segundo ponto mais alto de Sergipe, à 659 metros de altitude.
Foto: Itnet