A Câmara Municipal de Aracaju não banca mais o aluguel de carros para os 24 vereadores. O benefício foi cancelado por ato do presidente do Legislativo, Nitinho do Valle (PSD), depois que os colegas dele protestaram contra o corte de parte da Verba para Atividade do Exercício Parlamentar (Vaep), que era usada para pagar os salários dos assessores jurídicos e de comunicação. Insatisfeito com as criticas, Nitinho cortou também os carros, deixando apenas o aluguel dos escritórios. Nem precisa dizer que a maioria dos vereadores está por aqui com o presidente.
Desde a semana passada, diversos vereadores criticam o presidente pelo corte da verba que custeava os assessores. Alguns, inclusive, devolveram os carros, sob a alegação de que os advogados e comunicadores são muito mais importantes, pois auxiliam na elaboração de projetos e divulgam suas atividades parlamentares. Inimigo figadal de Nitinho, o vereador Cabo Amintas (PTB) o acusou de insensível, autoritário e inconsequente: “Vou cortar na própria carne para manter a minha equipe de comunicação, porque a considero de suma importância para o meu mandato”, frisa o militar.
Justificando o corte da verba para o aluguel dos carros, o presidente Nitinho Vitalle disse que a medida foi tomada para atender aos vereadores, já que alguns resolveram devolver os veículos. Segundo ele, “a exceção é apenas para os escritórios, porque os contratos de locação são geralmente de um ano e a falta de pagamento poderia acarretar em multas”. Vitalle explica que a suspensão da Veap foi provocada pela “crise mundial instalada com a pandemia do Covid-19”.
Sessões suspensas
As sessões da Câmara de Aracaju estão suspensas desde o último dia 18. “Adotamos essa medida para evitar a propagação do vírus, para preservar a saúde dos vereadores, servidores, estagiários, terceirizados e público externo, que costuma acompanhar presencialmente nossos trabalhos”. Por fim, o presidente indaga: “Ora, se as sessões estão suspensas, qual justificativa para manter a Verba para Atividade do Exercício Parlamentar?”.
Texto: Destaquenoticias
2 Comments
Quais vereadores que demitiram?
Está de parabéns o presidente da Câmara. O correto seria que todos os políticos fizesse o mesmo, com certeza teria muito mais dinheiro pra ajudar os mais carentes.