Itabaiana foi uma das cidades que optou por não suspender a feira livre nesse período de reclusão do coronavírus. “Decidimos intensificar o trabalho de desinfecção das bancas e do espaço da feira do que prejudicar tantos pais de família que tiram dali, na grande maioria, o único sustento financeiro da casa”, explicou Valmir de Francisquinho (PR), prefeito do município.
Para manter o comércio livre funcionando de forma ainda mais segura, a Prefeitura investiu, também, em um item que tem chamado a atenção na feira: os lavatórios portáteis. Como lavar as mãos é a maior recomendação das organizações de saúde para evitar a contaminação do vírus, a Secretaria de Agricultura encomendou os produtos que foram criados especificamente para atender feira de Itabaiana.
“Antes de usá-los, orientamos a população para lavar as mãos nos banheiros do mercadão, mas poucos iam. Com os lavatórios, o uso é constante e os feirantes tem parabenizado pela ideia”, diz Lorena Souza, chefe de gabinete da Agricultura. Depois que passar essa pandemia, a chefe de gabinete informa que os equipamentos serão utilizados pela Secretaria de Saúde. “Nos dias que não tem feira, a equipe da Saúde já está usando os lavatórios nas ações com os caminhoneiros. Essa ferramenta tem nos ajudado bastante”, constata.