O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou, nesta terça-feira (7), que as mensagens que forem altamente replicadas ou seja reencaminhadas só poderão ser encaminhadas para apenas uma pessoa, grupo ou lista de transmissão de cada vez. Desde janeiro de 2019, era possível enviar a até cinco destinatários a mesma mensagem. A medida foi tomada, de acordo com o aplicativo, para evitar a divulgação de fake news durante a pandemia de coronavírus.
“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez”, diz o comunicado.
O WhatsApp informou também que passa a usar a sinalização de setas duplas para indicar que a mensagem recebida não foi criada por quem a enviou. O aplicativo, que pertence ao Facebook, ainda destacou na nota que o envio de mensagens é algo positivo, no entanto, houve um aumento de encaminhamentos neste período.
O aplicativo revela saber que muitos usuários encaminham informações úteis, vídeos divertidos, pensamentos ou orações, que têm um significado especial e pessoal para seus contatos. Defende, no entanto, ser importante desacelerar a disseminação de mensagens falsas encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais.