Neste domingo tem quatro feiras em Aracaju
19 de abril de 2020
Aracaju debaixo de chuvas
19 de abril de 2020
Exibir tudo

Sobradinho está quase cheio

Sobradinho tem cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d'água de 4.214 km2

O Reservatório de Sobradinho (BA), no Rio São Francisco, começou este final de semana beirando 90% da sua capacidade, de acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A previsão é de que o volume útil do reservatório atinja 88,11% neste domingo (19). Quanto a defluência, que é a quantidade de água liberada, está com vazão de 1.600m³/s (metros cúbicos por segundo). Regularmente, a vazão é de 2.060 m³/s.

De acordo com o diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin, a causa do aumento de volume foram as chuvas deste último período úmido. “Desse último ciclo, que começou em novembro de 2019 e está encerrando em maio de 2020, nós não podemos reclamar, foi um período de muita chuva, o que possibilitou acumulação”, destacou. A última vez que o reservatório ultrapassou 80% foi em 2012.

Limite máximo

No último dia 1º, a usina hidrelétrica de Sobradinho começou a operar pela primeira vez sem limite máximo para vazão de água liberada em um mês de abril desde 2013. Em março passado, também foi a primeira vez que o maior reservatório da bacia do Rio São Francisco entrou na faixa de operação Normal — quando o volume útil está entre 60% e 100% — desde 1º de maio de 2019, quando as atuais regras operativas das barragens das principais hidrelétricas da bacia entraram em vigor. Em 31 de março, a barragem acumulava 73,98% de seu volume útil.

O reservatório de Sobradinho tem cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d’água de 4.214 km2 e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos em sua cota nominal de 392,50 m, constituindo-se no maior lago artificial do mundo, garantindo assim, através de uma depleção de até 12 m, juntamente com o reservatório de Três Marias/CEMIG, uma vazão regularizada de 2.060 m3/s nos períodos de estiagem, permitindo a operação de todas as usinas da Chesf situadas ao longo do Rio São Francisco.

Rio São Francisco

O Velho Chico nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km. O curso d’água passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O São Francisco é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

Fonte e foto: Jornal do Comércio

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *