Um levantamento inédito encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado pela empresa Decode Pulse nos meios digitais, apontou um crescimento de 431% nos relatos de terceiros na internet sobre violência doméstica, tendo as mulheres como vítimas, após a adoção de medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.
O estudo, que serve como termômetro para avaliar nas famílias no decorrer da quarentena em diversos estados brasileiros, analisou 52.315 menções no Twitter, plataforma em que os internautas se manifestam mais espontaneamente sobre acontecimentos do cotidiano.
Aproximadamente 53% do total de relatos postados foram realizados entre 20h e 3h; 25% foram feitos às sextas-feiras. O gênero feminino foi o que mais reportou brigas de casal no Twitter de fevereiro a abril deste ano, período de execução da pesquisa: 67% mulheres e 37% homens.
Confinada com o agressor
“A grande questão é que essa mulher em situação de violência, confinada com seu agressor, não está conseguindo acessar os equipamentos públicos para realizar a denúncia”, destacou Juliana Martins, coordenadora de projetos do FBSP. Em geral, os casos de lesões corporais dolosas decorrentes de violência doméstica demandavam a presença física das vítimas.
“Se olharmos apenas para os registros de lesões corporais decorrentes da violência doméstica ou violência sexual, a gente vê uma redução nesses números, podendo dar a entender, num primeiro momento, que a violência contra a mulher diminuiu durante o isolamento social por conta da pandemia. Mas se a gente olha para os números de chamados 190 para violência doméstica e feminicídios e homicídios femininos, os números aumentam”, acrescentou Juliana Martins.
Fonte: Portal R7
3 Comments
ABSURDO É VER UMA MATÉRIA, QUE TRATA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, COM UMA CHAMADA DESSAS… “BRIGAS DE CASAL”? PRECISAM SER 0ESSOAS MUITO IGNORANTES E DESINFORMADAS PARA TRATAR UM ASSUNTO TÃO SÉRIO E GRAVE DESSES, COM TANTO DESPREZO E DE FORMA TÃO BANAL!
FAZ VERGONHA VIU? O BOM MESMO É TER PROFISSIONAIS CAPACITADAS/OS PARA ESCREVER SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS! COM UM ERRO FARAÔNICO DESSES, LOGO NA CHAMADA DA MATERIA, MESMO QUE O SEU CONTEÚDO ESTEJA BOM, NÃO CONTA!
Concordo total com o comentário acima. Até quando dizem querer ajudar atrapalham banalizado situação tão grave!
Não podemos minimizar ou estimular a população a banalizar uma situação tão real e perversa , como é a violência doméstica .