O juiz de direito Eliezer Siqueira de Sousa Junior celebrou, nesta quinta-feira (23), o primeiro casamento virtual da história do Judiciário sergipano. Os noivos João Paulo dos Santos e Karen Conrado, residentes em Itabaianinha, na região sul de Sergipe, compareceram ao Cartório da cidade, juntamente com duas testemunhas e a escrevente Isis Tatiane Campos. O magistrado, que estava a 120 quilômetros dali, celebrou o casamento por videoconferência.
A celebração foi transmitida ao vivo por uma rede social. Os noivos, que usaram máscaras durante toda a celebração, trocaram alianças, tiraram fotos, declararam a vontade em contrair o matrimônio e também receberam as felicitações do Juiz Elizer Siqueira. O casamento obedeceu todas as formalidades previstas no Código Civil, com publicidade dos atos, presença de testemunhas e, principalmente, a segurança para evitar contaminação pelo novo Coronavírus.
Formalidades respeitadas
“O casamento por videoconferência é uma novidade que os novos tempos impõem, na medida que não podemos estar todos juntos fisicamente, mas podemos realizá-lo obedecendo todas as formalidades legais. A Corregedoria Geral da Justiça foi muito sábia ao expor algumas dessas formalidades que deveriam ser obedecidas pelos noivos como o comparecimento ao cartório, identificação, com duas testemunhas; a publicidade da cerimônia, portas abertas, para que alguém que tivesse conhecimento de algum motivo impeditivo ao casamento pudesse se manifestar”, explicou o magistrado Eliezer Siqueira.
Fonte e foto: Ascom/TJ