A Prefeitura de Aracaju está intensificando as orientações para o uso de máscaras entre os comerciantes dos mercados municipais, com o objetivo de afastar as possibilidades de contaminação pelo novo coronavírus entre o público que frequenta os espaços. Comunicado oficial sobre a utilização de máscaras já começou a ser distribuído pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) junto aos chamados permissionários
“O uso de máscaras foi estabelecido por Decreto Governamental de nº 40.576/2020. A recomendação está direcionada aos que precisam se deslocar para ambientes públicos. Portanto, nada mais lógico que os permissionários dos mercados também fazerem o uso da máscara. E mesmo não havendo, até o momento, uma obrigatoriedade na utilização, esta medida garante uma maior preservação da saúde desses comerciantes e, consequentemente, dos consumidores”, pontua o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Com esta ação, a Prefeitura amplia o trabalho de sensibilização direcionado aos comerciantes. Entre as ações preventivas já implementadas estão a redução do horário de funcionamento (5h30 às 13h30); determinação para a venda apenas de gêneros alimentícios e produtos agrícolas; orientações dos fiscais para evitar aglomeração e garantia do distanciamento social; marcação do piso no acesso aos caixas eletrônicos; fixação de material informativo; sinalizadores e organização dos acessos; instalação de dispensers com álcool em gel, entre outras.