Com academias fechadas e o acesso muito restrito à rua, uma das formas de conseguir manter o corpo ativo é se exercitando em casa, e isso é possível e necessário. E para ajuda-lo, de forma criativa e planejada, a Prefeitura de Aracaju utiliza a internet para continuar auxiliando a população a exercitar o corpo através das aulas online do Programa Academia da Cidade. As transmissões ao vivo acontecem pelo Instagram, no perfil @saudearacaju, às segundas, quartas e sextas, sempre às 9h.
De acordo com a coordenadora do programa, Maria Rita Braga, somente no primeiro dia, mais de 1.200 acompanharam a transmissão. “As aulas têm duração de uma hora, começando com exercícios de aquecimento e mobilidade, dança ou ginástica, treinamento funcional e termina com alongamento. São 12 profissionais envolvidos. Em cada dia de live, participam quatro profissionais e cada um fica responsável por uma parte específica dos exercícios”, destaca Rita.
Benefícios
Segundo a coordenadora, os exercícios físicos não são vacinas contra doenças, como a covid-19, mas exercem grande influência no sistema imunológico, são grandes aliados. “Outro ponto é que, durante a quarentena é muito comum os níveis de estresse aumentarem e nisso também a atividade física pode ajudar. O exercício físico libera dois hormônios que têm efeitos antidepressivos, que são a dopamina e a endorfina. A dopamina tem efeito tranquilizante e analgésico, e a endorfina promove a sensação de bem estar, também conhecido como hormônio da alegria. Por todos esses motivos a atividade física é muito importante durante a quarentena e isolamento social”, ressalta a Rita.
O programa
Este ano, o Programa Academia da Cidade completou 16 anos de existência e está presente em 27 bairros de Aracaju, proporcionando atividades físicas à população da capital, supervisionadas por profissionais, e requalificando os espaços públicos da cidade.