Covid-19 mata idosa em Porto da Folha
30 de abril de 2020
Formandos de Medicina da UFS abreviam curso e colam grau
30 de abril de 2020
Exibir tudo

Chagas volta atrás e endurece quarentena em Sergipe

Belivaldo Chagas disse que os empresários pensaram ter havido um liberou geral

O governador Belivaldo Chagas (PSD) voltou atrás em sua decisão de afrouxar o isolamento social em Sergipe e revogou o decreto nº 40.588, editado na última segunda-feira (27). Durante uma live, nesta quinta-feira (30), junto com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Ao justificar sua decisão, o pessedista afirmou que a ampliação da testagem trouxe um panorama mais realista sobre a situação da pandemia no estado.

Belivaldo Chagas disse que decidiu revogar o decreto após a equipe técnica da saúde ter flagrado exageros por parte de alguns setores da economia que, de forma equivocada, entenderam a flexibilização, como se “fosse um liberou geral”. Também pesou na decisão o aumento de 32% no número de casos confirmados de Covid-19 no estado em menos de 24 horas.

O governador também considerou a preocupação demonstrada com Sergipe pelo neurocientista Miguel Nicolelis, coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Em entrevista a Globo News, o professor afirmou que o relaxamento da quarentena ocorrido em Sergipe acendeu o sinal de alerta, pois o número de vítimas do coronavírus pode explodir nos próximos dias, influenciando os estados vizinhos. O novo decreto revogando o de segunda-feira deve ser editado ainda nesta quinta-feira.

Com a decisão tomada pelo governador volta a ser proibido em Sergipe  abrir escritórios de advocacia  e de contabilidade;  locadoras de veículos; lojas de tecidos e armarinhos, lojas de cosmético e perfumaria; lojas de móveis, colchões e eletrodomésticos;  consultórios médicos, lojas de papelaria e livrarias.

Sem hesitação

O prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que não hesitará em adotar medidas mais duras, se for preciso. “O que eu quero é que quem precisar de UTI tenha, quem precisar de leito de retaguarda, tenha. Ao mesmo tempo, quero reafirmar o pedido para que a população se conscientize. Não basta apenas que os governos estadual e municipais atuem. A população precisa entender e chegar junto, respeitando as medidas adotadas. Os casos vão aumentar e isso é um fato. Então, quanto menos estivermos nas ruas, quanto mais mantermos o distanciamento, mais vamos achatar a curva”, frisou.

Compartilhe:

2 Comments

  1. Jorge disse:

    Boa tarde !

    O governador Belivaldo não está preocupado com o povo sergipano , e sim com os acordos políticos e com empresários de uma forma geral , como por exemplo os empresários da hotelaria. Engraçado se fecha escritórios, papelarias, consultórios médico e libera hotéis .

    Um absurdo em meio a toda essa problemática na saúde liberar os hotéis para receber turistas, lamentável o entendimento desse governante.

    Tristeza para o povo sergipano, o excelentíssimo governador colocando o povo sergipano em risco.

  2. Denise Rocha disse:

    Está correto, não se entende liberar o setor hoteleiro em uma situação dessas. Lamentamos a perda dos proprietários mas a vida humana é importante. Ademais é uma medida populista uma vez que turista nessa época de Coronavirus não vai aparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *