Cuidado na hora de escolher qual praia você pretende ir neste final de semana. Segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), estão impróprias para banho as praias do bairro 13 de Julho, Banho Doce, Robalo e a dos Artistas . No interior, estão impróprios os balneários de Pirambu, Atalaia Nova e todas as “prainhas” do Rio São Francisco. No total, das 28 monitoradas pela Adema, 10 praias estão impróprias para banho. Na última semana, o número apontava para 13 delas, entre o litoral Norte e Sul de Sergipe.
Segundo explica o gerente de Avaliação e Monitoramento Ambiental, Péricles Azevedo, no período chuvoso a contaminação das águas do mar tem a perspectiva de aumentar em consequência de alguns fatores, dos quais podemos destacar que, com a intensidade das chuvas ocorre aumento do volume das águas dos rios, com arraste de sujidades de suas margens as quais são transportadas até o mar, que através do movimento das correntes marinhas estes contaminantes alcançam às praias.
“Podemos considerar também que por ação das chuvas ocorre o arraste de poluentes das ruas para as galerias de águas pluviais as quais são carreadas até o mar, acrescentando ainda a existência de ligações clandestinas de esgotamento doméstico/sanitário às redes coletoras de águas pluviais, cuja destinação é o mar”, destacou Péricles, enfatizando ainda que os fatores citados podem provocar condições impróprias de balneabilidade, constatadas através de análises laboratoriais por este órgão ambiental.
Sinalização
Placas indicando o resultado do monitoramento são afixadas pelo órgão responsável nos locais monitorados. A cor azul indica água própria e a vermelha imprópria para banho. Estas se destinam a alertar os banhistas para que evitem os locais impróprios para banho.