Entrevistado pela Globo News, nesta terça-feira (12) o neurocientista da Comissão Científica do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis, disse que se o governador Belivaldo Chagas (PSD) não tivesse revogado o decreto que afrouxava o isolamento social Sergipe, a Covid-19 teria explodido no estado. “Há 15 dias, quando alertamos que o relaxamento ia provocar uma inundação de casos naquele estado, tínhamos razão. Se o governador não tivesse tido o ato de generosidade e correção de revogar aquele decreto, Sergipe já estaria com mais de três mil casos”, afirmou Nicolelis.
Quando o neurocientista da Comissão Científica do Consórcio Nordeste fez o alerta, Sergipe tinha 337 casos de coronavírus, dos quais 220 estavam em Aracaju. Hoje, já são 1800 infectados pela doença, com 27 mortos, mas estes números seriam bem maiores. “Felizmente, o governador levou em consideração o alerta que fizemos e voltou atrás em sua decisão de relaxar o isolamento social”, revelou Miguel Nicolelis. De fato, Belivaldo endureceu as medidas contra o coronavírus após a entrevista do neurocientista, alegando que, de forma equivocada, muita gente entendeu a flexibilização, como se “fosse um liberou geral”.
Segundo Belivaldo Chagas, a decisão de revogar aquele decreto foi tomada após a equipe técnica da saúde ter flagrado exageros por parte de alguns setores da economia. Também pesou na decisão o aumento de 32% no número de casos confirmados de Covid-19 no estado em menos de 24 horas. O número de casos da doença continua crescendo, porém o neurocientista Miguel Nicolelis reconheceu na Globonews que a curva do número de casos voltou a ser achatada em Sergipe.